Pela primeira vez o Prêmio Personalidade França-Brasil, concedido pela Câmara de Comércio França-Brasil, vai ser entregue a um chef de cozinha – ou melhor, a três. Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Roland Villard vão ser homenageados, nessa 14ª edição da premiação, com o título que, na maioria das vezes, foi entregue a políticos e empresários como o ex-governador Sergio Cabral, os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan.
A escolha deste ano se deve à contribuição cultural e econômica dos chefs no setor gastronômico, que tem, assim, reconhecida a sua importância atual. Claude, como empreendedor, Laurent, como chef do meio acadêmico, e Roland, representando o setor hoteleiro, vão ter destacadas as marcas que deixaram na gastronomia nacional, com a introdução de aprimoradas técnicas da cuisine française.
No dia 2 de dezembro, o trio não vai precisar colocar a mão na massa: o título vai ser comemorado com jantar de gala, no Sofitel, em Copacabana, preparado por oito chefs – Ana Ribeiro, Damien Montecer, Dominique Guerin, Frédéric Monnier, Isaias Neries, Ricardo Lapeyre, Philippe Brye e Willians Halles. José Hugo Celidônio e Flávia Quaresma são os mestres de cerimônia da noite de premiação.