A cineasta carioca Lúcia Murat, através da sua produtora Taiga Filmes, lançou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar na realização do documentário “El (Im)Posible Olvido”, sobre o argentino Norberto Habergger, militante da organização Montoneros e uma das vítimas da Operação Condor – aliança criada pelas ditaduras da América Latina com o objetivo de reprimir a oposição.
Quem vai dirigir o filme é o cineasta e professor do Centro de Investigación Cinematográfica em Buenos Aires Andres Habergger, que nunca mais soube do pai, desde que ele foi sequestrado por militares argentinos no Rio, em 1978.
Andres vai desenvolver o filme de um modo muito pessoal, inclusive com suas lembranças de menino – tinha nove anos quando o pai sumiu. Ele conta que costumava ter um pesadelo recorrente à época: “Estava numa selva e alguém me perseguia; eu corria e corria e acabava caindo num buraco, que nunca chegava ao fim; acordava apavorado e não queria mais dormir”.
No site Catarse, onde está sendo arrecadado o dinheiro, nessa terça-feira (28/10) havia R$ 2.510 dos R$ 6 mil necessários até o dia 5 de novembro – se a soma não for atingida na data, os apoiadores recebem as doações de volta.
A campanha, que conta com o apoio da Comissão da Verdade do Rio, está disponível no catarse.me/pt/elimposibleolvido.