
Steve Solot, presidente da Rio Film Commission, está no Canadá, onde assinou um acordo de cooperação com a Ontario Media Development Corporation. Através da parceria, vai ser facilitado o intercâmbio de produtores de filmes, séries de TV e documentários para a produção tanto naquele país da América do Norte quanto no Rio. Já é o segundo acordo do gênero com os canadenses este ano: em março, a RioFilme e o Canada Media Fund assinaram um programa conjunto para o desenvolvimento de projetos para televisão e mídias digitais com valor total de 300 mil dólares canadenses, financiado igualmente pelas partes.
Segundo Steve, os efeitos vão ser imediatos: vai aumentar o número de produtores do Canadá nos dois eventos do setor audiovisual mais importantes do Rio, o Rio Content Market e o Festival do Rio. Pelo menos dois filmes vão ser lançados até o fim do ano, um de animação e o outro um drama de ação. “Os produtores canadenses estão super animados com o Brasil, porque sabem que o setor audiovisual está bombando e tem muitas oportunidades para coproduções”, explica, acrescentando que é um segmento no Brasil em que não falta dinheiro. Ele cita como base a pesquisa feita pela Motion Picture Association na América Latina, “Contribuição econômica do setor audiovisual brasileiro”, que mostra que a indústria cinematográfica vem investindo mais de R$ 19 bilhões por ano na economia brasileira, com um faturamento bruto anual de R$ 42,8 bilhões.