Paris ficou ainda mais linda pelas lentes do fotógrafo canadense Mathieu Dupuis, revelado como um dos 18 talentos emergentes através do Le Nikon International Contest. Ele começou a fotografar do alto da Torre Montparnasse e esperou horas com sua câmera 5D até obter a luz perfeita.
O resultado são imagens maravilhosas, de um azul intenso, onde a Cidade-Luz mostra toda a sua beleza. Dupuis conta que foi um prazer enorme imortalizar esta cidade dinâmica e moderna, com sua arquitetura que ultrapassa o tempo. Lindo!
É o endereço do momento pra dançar em Paris: Club Saint-Peres e Don K, dois clubes em um. A boate fundada em 1953 por Pierre Vergnes era a predileta de artistas como Orson Welles, Gina Lollobrigida, Boris Vian, Serge Gainsburg e Jane Birkin. Agora, ganhou vida nova pelas mãos dos últimos proprietários, Guillaume de Bois e Jordan Lorgeron-Stempfer (abaixo). Eles conservaram a decoração arty assinada pelo escultor Cesar e criaram, no primeiro andar, um espaco privê, o “late bar”, com ambientação neobarroca. Tudo ao som de músicas pop e eletro. Só funciona na sexta e no sábado, a partir de 1 da manhã. Você pode ter certeza de que passará noites memoráveis em companhias super agradáveis! (Rue de Saint-Peres, 10)
Já dá o que falar a próxima exposição/homenagem do Institut du Monde Arabe em Paris, uma verdadeira viagem no tempo. A partir de abril, eles apresentam uma locomotiva e três vagões do legendário L’Orient Express, traçando a história deste projeto de Georges Nagelmackers, que é considerado o trem mais elegante do mundo.
Visitar a exposição será como ganhar um passaporte para o exotismo de cidades como Cairo, Damasco e Istambul, onde os passageiros – homens de negócios, artistas, entre outros – eram tratados com extremo requinte enquanto conheciam um mundo árabe além de sua imaginação. Em cartaz de 01/04 a 31/08 (Rue des Fossés Saint Bernard, 1).
“French Women Don’t Get Faceliffts: The Secret of Aging With Style & Attitude”: o livro que está fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos é obra da escritora franco-americana Mirelle Guiliano, ex-porta-voz do champanhe Veuve Clicquot na América. Com seu quinto livro, Mirelle decidiu mostrar que as mulheres podem envelhecer com elegância – para isso, dá o exemplo das francesas.
A autora procura entender como a mulher francesa conserva tamanho apelo mesmo aos 60 anos. O livro oferece um ângulo de visão mais cultural, mostrando a diferença entre envelhecer nos EUA e na França. Também debate curiosidades que encantam e intrigam as americanas, como o jeito tão francês de amarrar o foulard no pescoço, os cortes ousados de cabelos (“tão chiques”) e a elegância no vestir, tão parisiense.
Mas o que mais intriga é a diferença na quantidade de “liftings“ feitos pelas americanas, com medo de envelhecer – o que não acontece com a mesma frequência com as francesas. Mirelle diz que este livro é também uma forma de promover a beleza e a cultura do seu país. Ao que parece, as mulheres americanas têm muito a aprender com as francesas. É o Velho Continente sempre dando lições!
A novidade em perfumes são os novos frascos para viagem criados pela marca francesa Annick Goutal. Trazem aromas para acompanhar a descoberta de novos horizontes em viagens por territórios insólitos, espaços selvagens e grandes centros urbanos. Vetiver, Neroli e Eau d’Hadrien foram as fragrâncias escolhidas pela maison para habitar os novos frascos. Mais uma vez, a marca confirmou sua fama de estar sempre renovando o mercado de perfumes.
Alguns momentos dos desfiles masculinos da Semana de Moda Outono 2014, em Paris. Na ordem das fotos, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Martin Margiela, Alexander McQueen, Saint Laurent, Yohji Yamamoto, Givenchy e Lanvin. Na fileira de baixo: Balenciaga, Dior Homme, Balmain, Dries Van Noten e Hermès.
E um pouco da moda que se vê nas ruas, revelada pelo site W, enquanto Paris está ligada nas passarelas.
Para terminar, já que é a Semana de Alta Costura, nada melhor do que mostrar um pouco do maravilhoso trabalho do fotógrafo francês Gérard Uféras, que registrou, durante muito tempo, momentos inesquecíveis da moda parisiense.