Natal em Paris! Selecionei algumas das mais belas mesas de Natal, a fim de mostrar o carinho com que os parisienses festejam esta data. Quem sabe não serve de inspiração para você que ainda não teve tempo de pensar na decoração para a ceia e o almoço natalinos?
Mesas em vermelho – a cor da noite de Noel -, dourado e branco, provençal, barroca, prata/marrom/bege e prata e branco são as mais tradicionais. Mas, fashion e elegantes como só os franceses sabem ser, também há lugar para os tons quentes, zen e até a combinação de preto e dourado. Em comum, todas são preparadas para receber, ostras foie-gras, salmão defumado e peru, as comidas natalinas mais tradicionais por aqui.
Ricas em detalhes, umas mais requintadas, outras mais simples, não importa. É tudo para festejar este momento único, em que a familia e os amigos se reúnem no mundo inteiro para festejar e confraternizar.
E é com este espirito que desejo a todos vocês uma noite de Natal iluminada de paz, saúde e felicidade. Obrigado pelo carinho, sempre! Vocês são bacanérrimos.
Nas ceias de Natal francesas nunca pode faltar a tradicional sobremesa ”Bûche de Noël”, uma delícia que, segundo a lenda, traz sorte. Ao longo dos séculos, a receita original foi sofrendo variações; tem, por exemplo, a bûche sorvete e também com recheio de mousse chocolate, de frutas ou de marron glacé. Não importa a receita, é de comer rezando.
Para você que ficou com água na boca só de ver as fotos, lá vai a receita tradicional: amasse 750 gramas de castanhas portuguesas descascadas, cozidas (40 minutos na panela de pressão) e sem pele; junte 125 gramas de açúcar, 125 gramas de chocolate em pó (ambos peneirados) e 125 gramas de manteiga. Misture bem até ficar como uma pasta. Daí, é só dar a forma de tronco, levar à geladeira e, antes de servir, cobrir com um glacê básico feito com manteiga, açúcar e chocolate em pó. Para decorar, use a imaginação ou apenas algumas nozes mesmo.
E para brindar a esta noite maravilhosa, com tanta emoção e felicidade, nada melhor do que um champaghe feito para a ocasião. Tim-tim!
Gostaria de comunicá-los que a coluna “Paris por Paulo Pereira” entra de férias, voltando com muitas novidades a partir de 15/01/2014, às quartas-feiras. Vou sentir saudades de vocês, meus queridos leitores – mas, podem me seguir no Facebook. Bonne Année!