Existem pessoas que têm o dom de Midas e transformam objetos banais em objetos de desejo. Assim é a franco-brasileira Chantal Barrat. Nascida em São Paulo, ela veio morar em Paris em 2001 e abriu seu escritório, o Tudo Bem. Chantal foi a responsável pelo grande sucesso das sandálias Havaianas na França. Trabalhando de forma dinâmica e com precisão, ela conseguiu convencer o mercado de que eles adoravam as sandálias – só não sabiam ainda. Houve momentos importantes nesta parceria, como o desfile do estilista Jean-Paul Gaultier, a coleção feita para a maison Celine e as sandálias personalizadas por estilistas como John Galliano, Agnes B e muitos outros. Mais: todas as vitrines da loja Printemps decoradas com Havaianas.
Passados sete anos como distribuidora da marca, Chantal decidiu vender o escritório e montar um novonegócio. E foi assim que nasceu a ideia de criar um sapato de estilo, confortável, moderno que as pessoas pudessem usar tanto na praia como na cidade – ela chama este estilo de “Pariocas”, mistura de parisiense e cariocas. Feito de material usado em equipamentos esportivos, o produto ganhou o nome de ”Praiaz“ e virou sucesso na Riviera Francesa. Já é distribuído em 12 países, tem 150 pontos de venda e uma linda loja em Saint-Tropez. A aceitação foi enorme, visto que não existia nada com este apelo; como uma visionária, a brasileira detectou este nicho no mercado de sapatos de verão. Para lançar a novidade, ela abriu um espaço supermoderno na conceituada multimarcas parisiense Merci. Também fez parceria com o estilista Lapo Elkman, que criou um linha de óculos com o material usado nos calçados.
E para 2014, várias novidades, como a entrada da Praiaz no mercado japonês, mais uma loja em Saint-Tropez e outra na Córsega, em Porto-Vecchio. Chantal também irá ao Brasil para poder lançar a marca. O sucesso da Praiaz é uma combinação entre modernidade e atitude discreta, e também a escolha das cores, das formas e dos detalhes, como o cuidado de contratar uma perfumista para deixar os sapatos com cheiro de brisa, o que faz toda a diferença. Dona de um estillo único, Chantal tem a beleza do sorriso espontâneo da brasileira e o estilo e o fascínio da parisiense. Muito respeitada e admirada como empresária, esta jovem empreendedora conseguiu, em tempo rercorde, colocar sua assinatura no mundo de negócios internacional. Bravo!
E falando em Chantal, ela faz parte, ao lado de mais 99 personalidades parisienses – os estilistas Haider Ackermann, Christian Lacroix e Ines de la Fressange e o cabeleireiro John Nollet, só citando alguns – do novo livro da grande jornalista de moda francesa Alexandra Senes. É um guia descolado, o “Le Paris du Tout-Paris”, onde as personalidades contam sua história de amor pela cidade e dão dicas dos seus lugares prediletos, como restaurantes, docerias, bares, boites, endereços insólitos… enfim, tudo que os fascina no dia a dia.
Alexandra é uma jornalista importante no cenário fashion parisiense; fez ótimas exposições de moda na cidade, participou da realização de revistas como L’Officiel, New York Magazine, Elle Japão e Architectural Digest. Graça a esta experiência, foi contratada como editora-chefe da versão francesa da Haper’s Bazaar. O livro tem ilustrações bacanérrimas de Artus de Lavilléon e fotos de Nathalie Baetens; editado pela Convergences, é vendido na Colette.
L’Atelier de lÉclair é a primeira boutique parisiense dedicada a esta sobremesa maravilhosa. Ocupando um espaço com arquitetura industrial e decoração contemporânea, é ali que o chef pâtissier Loic Bret trabalha artesanalmente, como na Alta Costura. A escolha para o freguês é dificílima; tem éclairs salgados e doces, em quatro tamanhos, do coquetel ao gigante. Tudo é muito sofisticado, um verdadeiro paraíso: o espaço para almoço e chá, as vitrines, os sabores e as embalagens. Estas guloseimas também podem ser encontradas na Colette.
A designer Sara Lavoine, uma das preferidas dos parisienses, inaugurou sua nova boutique em Saint-Germain-des-Prés. As criações dela têm um estilo, refinado, discrete e feminino, com muita personalidade. O clima da boutique é o da elegância parisiense; paredes negras com listras em azul vintage, piso de parquet e objetos requintados com materiais nobres, como sofás, mesas, espelhos e luminárias leves e orgânicas. Pequenos objetos harmonizam ainda mais o ambiente, como as velas perfumadas e as almofadas. Tudo de muito bom gosto; vale a pena visitar!
O Grand Palais inaugurou, esta semana, a grande exposição da Cartier, com curadoria Laurent Salomé. Em um cenário de facetas de espelhos coloridos e luz tênue, são apresentadas 600 peças da alta joalheira, de valor inestimável, e 300 documentos de arquivos e desenhos da maison criada em 1847. Estão representadas todas as peças que foram usadas por celebridades e as de maior sucesso da marca. É uma visita no mundo fascinante do savoir faire de joias raras, que nos fazem sonhar.
Considerada por muitos a melhor exposição do mês de dezembro, o trabalho do grande fotógrafo sueco Anders Petersen pode ser visto na Bibliothèque Nationale de France. Anders ficou conhecido em 1969, quando fez a série Café Lehmitz, registrando o cotidiano de um café em Hambug. Uma destas fotos foi capa do disco do cantor Tom Waits. A exposição traz 330 fotografias das épocas mais marcantes de sua carreira: imagens de rua, retratos, natureza morta. É uma retrospectiva magnífica da obra deste artista de estilo às vezes copiado, mas nunca igualado. Em cartaz até 02/02/2014. Imperdível!!!!