Cinco anos depois de ganhar a primeira UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Rio, o Morro Dona Marta vem se firmando com um espaço cada vez mais democrático. Novos bares e restaurantes, hospedarias, lojas de tudo que é tipo e uma vista fantástica atraíram o público de fora da comunidade localizada em Botafogo. Primeiro, foram chegando a gataria da zona sul e os “gringos”; depois, uma turma de gente bem conhecida e mais acostumada a frequentar casas noturnas bacanas e caras. E lá seguiu o Dona Marta, com sua vocação de abrir os braços para todos, sem “vipinhos”, nem “vipões”.
Um exemplo é o Baile do Bené, que está comemorando dois anos e tem uma edição especial na noite deste sábado. Acontece na Quadra da São Clemente e quem quiser aproveitar o camarote é só subir o morro. “Nossa festa é para todos, sem distinção. Por isso, liberamos os cercadinhos do segundo andar. Se o cara tiver vocação para ‘Rei do Camarote’, vai poder treinar por lá”, brinca o DJ Leandro D’Paula, completando: “O baile é democrático, sem esse de baile pra elite. É a união das galeras das zonas norte e sul em torno do melhor funk antigo”.
O aniversário do baile é só um motivo a mais para comemorar. O Dona Marta também festeja o fato de, segundo a Secretaria de Segurança Pública, não ter registrado nenhum – nenhum mesmo – homicídio no morro, nos últimos cinco anos. Que os bons ares da comunidade se espalhem por todos os bairros cariocas.