Uma brasileira ensina os franceses a se vestir. Isto mesmo: a ex-modelo Cristina Córdula é a rainha da “repaginada“ na França. Morando em Paris há vários anos, ela começou como manequim de Yves Saint Laurent, Chanel e Dior. Em 2002, abriu sua agência de consultoria de imagem e, em seguida, começou a apresentar dois programas na TV, que são o maior sucesso – têm média de 800.000 espectadores por semana.
As pessoas que participam do programa adoram os conselhos sobre morfologia, cores que combinam com a pele e a maneira de valorizar o corpo. Além de linda, Cristina é super simpática; ela usa uma expressão que já virou mania, “Magnifique ma Chérie”!
Recentemente, Cristina lançou o livro “Toute les femmes sont Belles”, outro sucesso. Querida por vários estilistas, ela soube traçar com muito trabalho um caminho de sucesso na mídia francesa.
O casal de franceses Catherine e Christophe de Moura encantou algumas personalidades da moda internacional, arquitetos e decoradores por seu trabalho de mosaicos Alta Costura. Com as pastilhas de vidro, eles criam imagens inusitadas para valorizar o ambiente, dando um clima requintado. Ao impor seu estilo no mercado da decoração, a dupla mudou a ideia de que mosaico de qualidade era feito apenas na Itália. Um dos mosaicos que mais sucesso faz é o Copacabana, inspirado na calçada da praia mais conhecida do Rio.
Aliás, o calçadão de Copacabana foi também o tema que o chef brasileiro Eduardo Jacinto escolheu para decorar o seu primeiro restaurante em Paris, inaugurado recentemente, o Le Pario (Avenue Emile Zola, 54). Eduardo trabalhou durante 9 anos com o chef francês Christian Constant – primeiro, no Violon d’Ingres, 1 estrela no guia Michelin; em seguida, no Fables de la Fontaine; e por último, no Café Constant, onde era o chefe.
Depois desta vasta experiência na gastronomia francesa, resolveu montar seu próprio negócio. Le Pario, o nome é uma mistura de Paris e Rio, já que Eduardo tem planos de abrir um restaurante no Rio. A cozinha é francesa com sotaque brasileiro, pratos elaborados com uma dinâmica própria e sempre usando os produtos da estação. Os peixes são o forte do cardápio, com ótimos vinhos para acompanhar, e a sobremesa Pera Pochée com baunilha é de comer rezando.
Aos sábados, como não poderia faltar, tem a tradicional feijoada brasileira e muita caipirinha. O restaurante é frequentado por quem entende de gastronomia francesa e a aprecia o sucesso deste chef que conseguiu fazer seu nome em um dos meios profissionais mais restritos da França, reconhecendo o talento e paixão pelo ele que faz. Eu recomendo!
Conhecida por fazer o jeans mais bacana da Europa, a Marithé et François Girbaud fechou definitivamente todas as cinco lojas de Paris, mais uma em Lyon e outras duas na Bélgica, esta semana. A marca, fundada em 1964 e que levava a fama de ter revolucionado o jeans nos anos 80, teve sua falência decretada pelo Tribunal de Comércio, na capital francesa.
A marca italiana Prada invadiu a loja de departamentos Printemps para este Natal, com o tema “Noel, Joyeuse Obssesion by Prada”. Todas as vitrines têm produtos da marca e foi criado um espaço para o Papai Noel, super modern, colorido, alegre, com espelhos, árvore prateada e fotos gigantes! Os produtos da coleção estão todos presentes: roupas, acessórios, malas, bonecas, enfim – tudo para seduzir os clientes nesta época do ano. Bacanérrimo!
O Museu de Arte Moderna de Paris apresenta o trabalho de Serge Poliakoff (1900-1969), pintor abstrato de origem russa que imigrou para Paris nos anos 20. Amigo de Kandisky e Delaunay, sempre teve fixação pela relação das formas, linhas, cor e luz. A mostra é uma importante retrospectiva da obra deste grande artista; estão expostas 150 peças criadas entre 1946 e 1969.
Poliakoff não ganhava uma exposição na capital francesa desde 1970. Suas pinturas abstratas e coloridas são totalmente pensadas na construção e difusão de um mistério, uma luz, um silêncio e, mesmo, uma certa espiritualidade. Em cartaz até 23/02/2014. Imperdível!
Um hotel de charme de que se tem falado muito em Paris é o Hotel O, com sua decoração hiper moderna, 30 quartos que lembram cabines de navio – cada um de uma cor diferente. Tudo assinado pelo designer de interiores Oraito. É bom para quem gosta de hotéis pequenos com clima aconchegante e um ótimo serviço. E uma das vantagens é que fica no centro da capital francesa: fácil acesso e locomoção. Bem charmoso!