Do Nordeste do Brasil para Paris: muito elegante o aparelho de jantar “Bahia”, criado pelo estúdio do francês Alberto Pinto. Com desenho de cocares indígenas e cores quentes da Bahia, foi todo produzido no atelier que, depois da morte do designer, em 2012, passou a ser dirigido por sua irmã, Linda Pinto. Bacanérrimo.
As sombrinhas da estilista Alexandra Sojter são algo de muito especial. Sua loja em Saint-Germain reflete um clima de tradição artesanal e poesia teatral, uma viagem aos mundos de Scarlet O’Hara e James Bond. Ela continua a criar peças exclusivas para uma clientela elitista e elegante, como fazia seu avô desde os anos 30.
O universo criativo de Alexandra reflete um romantismo de época, ao utilizar materiais nobres, como rendas e organzas. É um delírio escolher uma sombrinha exclusiva em um espaço que lembra um boudoir antigo. Vale a pena visitar.
Mais da elegância parisiense: o criador de leques para as rainhas francesas, Duvelleroy, é ainda a única loja de Paris a fabricar leques sofisticados para uma clientela exigente. A herdeira da maison associou-se a duas estilistas para continuar fabricando estes verdadeiros objeto de desejo. Durante a última edição da Semana de Moda de Paris, pudemos perceber várias editoras de revistas especializadas usando um deles. Acho que as mulheres no Brasil deveriam usar mais leques; é muito bonito. E personallizado, então…
Collector Square é a butique parisiense do momento em termos de brechó e objetos de luxo de segunda mão, com uma seleção impecável de bolsas, sapatos e roupas de marcas internacionais, como Louis Vuitton, Dior, Chanel e Hermès, entre outras. Super bem decorada, com atendimento personalizado. É como se você estivesse comprando um produto novo, com preço mais interessante.
Restaurante delicioso no centro de Paris é o “Frenchie”: comida francesa requintada e leve, poucas mesas, ambiente super aconchegante, uma adega maravilhosa. Tudo isso dirigido pelo chef Gregory Marchand, que, depois de trabalhar em Londres e NY, voltou à França para abrir seu próprio restaurante. Deu super certo; pra conseguir uma mesa tem que esperar. É mais um que vale a pena visitar. Endereços como esse estão fora do circuito turístico da cidade. Bon appétit!