Criar espaços para grandes marcas brasileiras que expõem seus produtos em Paris é um dos vários talentos da cenógrafa brasileira France Franco, dona do estúdio de criação Amapo. France chegou à capital francesa há menos de 10 anos, com uma bagagem enorme em eventos de porte. Assim que se instalou na cidade, participou da cenografia e produção do Salão das Artes ”Les Innatendus“. De lá pra cá, é só sucesso; produziu a inauguração da Natura em Paris e criou espaços e conceitos em lojas de departamentos para as marcas Melissa e Havaianas.
Para o lançamento da Natura, France encheu as lindas vitrines da Printemps com cocares coloridos, realçados por luz direcionada e tons fortes na parede. Mereceu elogios da direção da empresa. No caso da Melissa, criou um clima de carnaval na Colette: colorido, jovem e festivo.
Com certeza, é a profissional preferida na área da cenografia. Sempre preoucada com a natureza, também arranjou uma maneira de chamar atenção para o desmatamento das florestas tropicais: espalhou pela cidade enormes árvores feitas com madeira recuperada em lixões. Seu universo é poético, cheio de imaginação, formas, cores e volumes, com um resultado cada vez mais surpreendente. Bravo!
A marca japonesa Uniqlo vai abrir mais uma loja em Paris. Desta vez, o bairro escolhido foi o Marais, num hotel de 1.560 m2 no número 39 da Rue Franc Bourgeois. A decoração, como sempre, é contemporânea e leve para destacar a coleção. A data de inauguração ainda não foi anunciada. A Uniqlo ficou famosa pelos produtos que unem muito estilo e preços acessíveis e também por suas parcerias com estilistas famosos. A última foi com Ines de la Fressange – e já temos algumas imagens. Mais um endereço pra você fazer suas comprinhas em Paris.
Uma grande iniciativa do grupo francês LVMH foi o anúncio da criação do Prix LVMH, para jovens estilistas. A ideia partiu da filha do PDG da empresa, Delphine Arnaud (na foto abaixo), que espera encontrar talentos até então desconhecidos, capazes de produzir coleções de sonho. O premio é internacional, direcionado para profissionais até 40 anos que tenham cursado escola de moda e já apresentado e comercializado pelo menos duas coleções de prêt-à-porter feminino ou masculino. É uma oportunidade de ouro; o vencedor ganhará uma bolsa de 300 mil euros e consultoria personalizada durante 1 ano, oferecida por especialistas em desenvolvimento de empresa, mercado, produção e marketing.
Para esta primeira edição, em 2014, os jurados serão alguns diretores criativos das marcas que pertencem ao conglomerado, como Nicolas Ghesquiére (Louis Vuitton), Karl Lagerfeld (Fendi), Ricardo Tiscio (Givenchy), Raf Simons (Dior) e Phoebe Philo (Celine), além dos altos executivos, Delphine incluída. Os 30 finalistas apresentarão seus trabalhos na sede da empresa, durante a Semana de Moda. Várias candidaturas já foram enviadas para o site oficial LVMH Young Fashion Designer Prize. O prazo para se inscrever é até 02/02/2014.
Uma ótima notícia para os amantes de um delicioso macaron e dos chocolates da doceria Angelina, em Paris. Eles abriram uma nova loja em Saint-Germain-des-Prés, bairro predileto dos brasileiros na cidade. Agora, vocês não precisam enfrentar aquelas filas homéricas na Rue de Rivoli para tomar um chá e comer doces maravilhosos. O endereço? Rue du Bac, 108.
“Frimousses de Créateurs” é o nome do evento que o Unicef organiza em Paris em parceria com um grupo de maisons, como Jean-Paul Gualtier, Lanvin, Chanel, Dior, Prada, Chantal Thomaz e outras. Cada maison cria uma boneca inspirada em sua visão da capital francesa, que, nesta época do ano, fica sublime com as decorações natalinas. As bonecas serão expostas no Grand Palais; a renda obtida com a venda, em 2 de dezembro no Four Seasons Hotel, vai ser destinada a projetos da Unicef, como a compra de vacinas para as crianças de Darfour, o combate ao analfabetismo e a promoção da cultura. Uma ótima oportunidade de ter sua boneca assinada por um grande estilista e fazer o bem. Bacanérrimo!
“Hommes Racines” é um livro que mostra, com uma densidade impressionante, vários povos de regiões distantes que são verdadeiros guardiães de um patrimônio cultural e da ecologia ameaçada. De autoria do fotógrafo e repórter Pierre de Vallombreuse (Ed. La Martiniere), traz registros que mostram e denunciam as injustiças contra populações frágeis que vivem geralmente isoladas. Pierre passou 5 anos fotografando populações como os Badjos, na Malásia, os Gwitchins, no Canadá, os Inuits, na Groelândia, os Navajos, os Bhils e os Rabaris. Uma mensagem essencialmente política alimenta o trabalho deste grande visionário. Muito bonito.