A semana de moda no Brasil é onde acontecem os desfiles das coleções, as feiras e showrooms para o atacado das marcas. Quem dá o pontapé inicial na temporada é o Minas Trend, que é, na minha opinião, a maior feira de moda do País, e muito bem organizada. Nesta última edição, que aconteceu no início de outubro, os desfiles que não eram tão fortes nas últimas edições cresceram e apareceram. No total, foram 12 desfiles lindos.
Na sequência, acontece o São Paulo Fashion Week mais focado nos desfiles – e, simultaneamente com os desfiles, vários showrooms são montados pela cidade. Por último, cá estamos, com o Fashion Rio, que une os desfiles com o Salão Bossa Nova, vendendo atacado das marcas para os lojistas.
Com a globalização, as informações rapidamente se transformam em tendências internacionais e, com isso, os lançamentos acabaram mudando de data e complicando nosso calendário na visão do consumidor. Esta mudança facilita os fornecedores, as fábricas e produção em geral, que têm mais tempo para se organizar. No entanto, em novembro – verão – estamos assistindo nas passarelas às tendências do próximo inverno, que estarão em algumas lojas logo em janeiro, ou seja, em pleno verão brasileiro.
Existe uma ansiedade de algumas marcas, que precisam lançar na frente e acabam comendo etapas. Por mais que as coleções de inverno comecem com meia estação, as estampas e cartela de cores são invernais.Isso acontece também no caso contrário, com os lançamentos de verão, que nas mesmas marcas começam a ser lançadas em junho.
Acredito que, daqui a alguns anos, teremos uma estação única de tendências: a meia estação! Enquanto isso, vamos acompanhando estas semanas de moda brasileiras, com o trabalho lindo e criativo dos nossos estilistas brasileiros que encantam o mundo inteiro.
Para saber mais: isfashionmag.com.br
Nota da Redação: por ocasião do Fashion Rio, Bebel Schmidt escreve excepcionalmente nesta quinta-feira (07/11), com um perfil sobre as semanas de moda no Brasil.