Um prédio monumental para receber um festival igualmente grande. A Cidade das Artes, na Barra, abre-se para o Back 2 Black, a maior celebração à cultura negra no País, que acontece entre sexta-feira e domingo desta semana (15 a 17/11). Com atrações nacionais e estrangeiras, vai ter de tudo um pouco nas várias áreas externas e nas salas internas: artes plásticas, documentários, debates e, principalmente, muita música.
Você pode ver a programação completa clicando aqui, mas segue uma amostra do que o festival vai oferecer: toda a emoção de Milton Nascimento, o cantor e guitarrista nigeriano Keziah Jones, o rapper congolês Baloji, a legendária banda norte-americana The Blind Boys of Alabama e a aclamada artista sul-africana Esther Mahlangu, mestre dos grafismos revelada ao mundo pelo Centre Georges Pompidou, em Paris.
E ainda vai ter um grande show, com Gilberto Gil e Alcione à frente, em homenagem a Miriam Makeba, maior cantora da África do Sul e ativista contra o apartheid, morta há cinco anos depois de sofrer um ataque cardíaco no palco, na Itália. Durante todo o festival, quem recebe os convidados especiais no espaço reservado são duas figuras queridíssimas da noite carioca: Bell Bilys e Clarisse Miranda. É garantia de bom humor e muito carinho para quem aparecer por lá.