Sophie Van Der Stap é um sucesso como escritora na Europa e seu livro já foi adaptado para o cinema, ganhando o Urso de Prata do Festival de Berlim. Apesar de jovem – tem só 21 anos -, ela não escreve sobre temas preferidos dos adolescentes, como namoro, relacionamento com os pais, música ou profissão. Sophie ganhou fãs no mundo inteiro com uma história de superação e celebração à vida.
Em “A Garota das Nove Perucas”, a holandesa conta várias situações que cercaram o diagnóstico de câncer e o tratamento que ela enfrentou. É um diário, sob a perspectiva do otimismo – e é isso que a torna tão especial. “Eu escrevia no hospital e, depois de alguns meses, tinha uma pilha enorme de pequenas histórias que eu postava em meu blog. E isso, posteriormente, foi a base para o meu livro”, ela diz.
Sophie estará no Brasil entre os dias 16 e 24 deste mês. Vem para lançar o livro (Editora Safra) e trocar ideias – vai ser interessante saber como ela pensou em criar personagens distintas cada vez que vestia uma peruca diferente e como isso reforçou a autoestima. No dia 21, Sophie vem ao Rio, a convite da Fiszpan, para uma sessão exclusiva de seu filme. Dirigida por Marc Rothemund, a produção também será exibida na Mostra Panorama Alemão, que passará por Brasília, Fortaleza e Porto Alegre, começando nesta sexta-feira (08/11) até o dia 28.