Psicanalista, psiquiatra, escritor e dramaturgo, o carioca Antonio Quinet está em cartaz em Londres com a sua Cia. Inconsciente em Cena. A convite do Freud Museum, apresenta, até sexta-feira (15/11), a performance teatral “Hilda & Freud – Collected Works”, totalmente encenada em inglês dentro do museu que tem a casa do “pai da Psicanálise” como sede.
Para escrever a peça, Quinet baseou-se nos escritos e na correspondência de Hilda Doolittle sobre sua análise com Freud, na Viena da década de 30. As notas da poeta, escritora e ensaísta representam o mais importante testemunho sobre a prática da psicanálise efetuada por seu fundador.
O material, parte da pesquisa de Quinet fez o Doutorado de Psicanálise, Saúde e Sociedade, lembra os momentos que se seguiram à morte de Freud. Hilda foi visitar a casa do psicanalista e, como homenagem póstuma, lhe deixou sua flor preferida, uma gardênia. Nesse momento, o espectador acompanhada “a grande viagem” de Hilda – os traumas decorrentes da I Guerra Mundial, seus amores, medos e sonhos. E não menos interessante: os atores vão se deslocando pelo museu, permitindo que o público, de cena em cena, conviva com a genialidade de Freud.