O “poetinha“ acessível a todos, no ano do centenário de seu nascimento. Já está pronto o site oficial em comemoração ao aniversário especial de Vinícius de Moraes, trazendo toda a produção intelectual do compositor. Chega com a intenção de ser uma referência para quem gosta e estuda a sua obra e, principalmente, para as gerações mais novas, que não tiveram a chance de conhecê-lo em vida.
É uma redescoberta do artista, diplomata e jornalista; o site vem recheado de fotos inéditas, que se somam a textos teatrais, letras das canções, discografias, críticas de cinema, prosa, curiosidades, enfim, tudo catalogado em detalhes pelo pesquisador e ensaísta Fred Coelho, doutor em Literatura e mestre em História. “Agora, temos a obra de Vinícius organizada por linhas mais claras e uma ampla cronologia”, explica.
A família escolheu a meia-noite de 19 de outubro, quando Vinícius faria 100 anos, para colocar o site no ar. É mais do que uma homenagem; é um presente para todos os brasileiros, como diz a filha caçula, Maria de Moraes: “Queremos, por exemplo, que a professora de uma cidadezinha pequena saiba que pode contar com o site para pesquisar e ministrar uma aula em cima de um conteúdo correto”. Os alunos vão saber, por exemplo, da grande amizade de Vinícius com Manuel Bandeira, a quem ele chamava de “Manezinho”.