A associação francesa “Belle, Ronde, sexy et je m’assume”, que defende mulheres acima do peso contra o preconceito e a discriminação, abriu um processo contra o diretor artístico da Chanel, Karl Lagerfeld (tão falado no Brasil nesta quarta-feira, 30/10), por discriminação e difamação. O “Kaiser” já chamou, por exemplo, a cantora Adelle de gorda.
Agora, em um programa de televisão, ele declarou mais um vez que ninguém quer ver gordas desfilando e, pra piorar, acrescentou que o problema da divida do sistema de saúde público da França é o excesso de doenças enfrentadas pelos gordos. A presidente da associação, Betty Aubriére, não suportou a provocação; decidiu abrir um processo pra defender essas mulheres que, às vezes, engordam por motivos que fogem ao seus controles. Seja lá pela razão que for, isso não é problema do Sr. Lagerfeld, não é?
Um abaixo assinado foi feito antes do processo contra Lagerfeld e suas injúrias, reunindo 500 assinaturas. O diretor artistico da maison Chanel vai ter que se explicar na justiça.