Uma ideia genial! Na intenção de divulgar a cultura aos seus passageiros, a companhia de transporte ferroviário francesa, a SNCF, associou-se ao Museu D’Orsay e criou o trem do Impressionismo. Os vagões foram decorados com imagens da arquitetura do museu, seu relógio e obras de Monet, Manet, Sisley, Caillebotte e Pissarro. É uma forma de fazer com que as pessoas que não têm o hábito de frequentar museus comecem a se interessar. Sem dúvida, uma viagem rica em emoções e descobertas visuais. Um luxo!
E para deixar Paris ainda mais linda, a Prefeitura contratou o artista Julian Malland, diga-se Seth, formado na Ecole Nationale des Arts Decoratifs e que tem seu trabalho espalhado mundo afora. Ele foi convocado a pintar alguns muros na capital francesa, com seus personagens infantis e coloridos. O resultado, como sempre, é surpreendente e bacanérrimo!
Considerada uma das mais chiques entre os hotéis parisienses, a nova Suíte do Hotel Bristol, recentemente renovada, é um luxo. São 300 metros quadrados de bom gosto, o piso em Parquet de Briatte – o mesmo da Galerie de Glaces, do Palácio de Versailles -, frisos nas paredes pintados com pó de ouro, os móveis todos nos estilos Louis XV e Louis XVI, tudo o que existe de mais requintado na decoração francesa. Tem dois quartos enormes, banheiros com sauna e a sala de jantar para 12 lugares, onde o hóspede pode se servir da maravilhosa cozinha do chef Éric Fréchon, do restaurante estrelado do hotel, o Épicure. Para passar noites de sonho!
O incidente constrangedor da maison Saint Laurent, que cortou relações comerciais com a Colette, não atrapalhou os lançamentos na boutique multimarcas. Este mês, a loja começa a vender, com exclusividade, a famosa bolsa “Soft Ricky”, da Ralph Lauren. Reeditada, ficou linda.
Fotografia olfativa! Na Colette, também encontramos com exclusividade o perfume da dupla de fotógrafos de moda Inez et Vinoodh, em parceria com a marca Byredo, o “1996”, feito inicialmente em edição limitada para dar de presente aos amigos. Como o sucesso foi enorme, eles decidiram reeditar em larga escala. O perfume é uma mistura de junípero, íris, pimenta preta e âmbar – ninguém vai passar desapercebido.
Como havia contado na coluna de 18/09, as vitrines do Bon Marché são, até o próximo dia 26, assinadas pela diretora de cinema Sofia Coppola, por ocasião do lançamento da sua bolsa “SC”, em parceria com a Louis Vuitton. Aí estão as imagens do universo colorido e feminino da cineasta.
A revista Elle francesa agora agrada também aos homens, lançando a edição bimestral Elle Man. O redator-chefe Edouard Dutour quer fazer desta revista uma referência em matéria de bom gosto masculino, sem ser elitista. Muito bem editada, com assuntos super interessantes e editoriais de moda com o que há de melhor no universo masculino. Já nasceu com sucesso.
A maison francesa de cristais Baccarat lança, agora em outubro, o livro que mostra os 250 anos de seu trabalho, com fotos de peças excepcionais e todo o trajeto da fabricação. Sai pela editora Rizzoli, escolhida por sua enorme rede de distribuição em países como o Japão, China e Rússia. Um livro sublime!
Entrou em cartaz nesta quarta-feira (09/10), no Musée de l’Orangerie, em Paris, a exposição “Frida Kahlo – Diego Rivera, l’Art en Fusion”. Inseparáveis na vida, Diego Rivera (1886-1957) e Frida Kahlo (1907-1954) eram considerados, no imaginário coletivo, o casal criativo por excelência. A retrospectiva apresenta a semelhança no trabalho dos dois, que sempre valorizaram a arte e a cultura mexicanas. A expo vai até 13/01/2014. Imperdível!