Pergunte a várias produtoras de moda parisienses com qual cabelereiro e maquiador brasileiro elas preferem trabalhar. A resposta é unânime: o talentoso Claudio Belizário. Ele mora em Paris há mais de 15 anos e trabalha para as melhores revistas internacionais; já colaborou com fotógrafos consagrados, como Mario Testino e Jean-Battiste Mondino, entre outros. Produziu várias capas da Elle francesa, da Elle Brasil e da Vogue Brasil, muitos editoriais importantes em revistas bacanérrimas, como Numéro, Vogue Paris e L’Officiel francesa, além de inúmeras campanhas.
Com sua forma inovadora de valorizar a beleza da mulher, Cláudio conquistou um espaço importante no circuito fechado da moda francesa. Em sua área, é considerado referência no mercado fashion internacional. Orgulho verde e amarelo!
Vem chamando a atenção das revistas de moda o trabalho do fotógrafo francês Laurent Seroussi, por ser surpreendente e original. Ele fotografa “mulheres-inseto”: todas muito bem maquiadas, mas com aparência de vários insetos – é às vezes harmonioso, às vezes estranho. Seroussi chama estas personagens de hibridas, pois mostram a fragilidade e a beleza da mulher. Diferente, mas bacana!
E por falar em insetos, o restaurante parisiense Le Festin Nu virou notícia por causa de seu novo cardápio, à base de… insetos! O chef Elle Daviron decidiu integrar nos seus pratos estes bichinhos crocantes – grilos, escorpiões, entre outros. Ele afirma que é nutritivo e tem um gosto bem sutil. Os insetos são criados em cativeiro e dentro da regulamentação necessária para serem servidos na alimentação. Uma prática muito comum há anos nos países asiáticos, começou a seduzir os europeus; além de Paris, Londres e Amsterdã já têm seus restaurantes de insetos.
O fotógrafo de moda Mark Shaw lançou o livro “Dior Glamour 1952/1962”, sobre os 10 anos mais glamurosos da Maison Dior, com cenas de M. Dior dando os últimos retoques nas modelos antes de entrarem no salão, os desfiles, fotos de editoriais e atrizes que vestiam a marca. Enfim, todo o universo mágico e extremamente elegante que envolvia a maison na época em que o criador era o próprio dono da Dior. São 140 fotos inéditas em preto e branco e coloridas, que relatam toda uma década de estilo. Tem que ter!
Lorenz Bäumer é o joalheiro do momento em Paris. Chamado de “Alquimista”, responsável pela produção das peças mais desejadas da Europa, é ele quem cria joias para a Louis Vuitton. Recentemente, inaugurou sua linda loja na Place Vendôme, que já está sendo frenquentada por algumas clientes brasileiras.
O Museu Jacquemart-André expõe trabalhos da pintura vitoriana do século XIX, de artistas como Lawrence Alma-Tadema, Albert Moore, Edward Burne-Jones e Frederic Leighton. “Désirs et volupté” apresenta quadros há algum tempo esquecidos pela História da Arte e que retratam momentos coloridos, com figuras da província, mostrando a beleza do corpo da mulher. As cerca de 50 obras fazem parte da coleção do mexicano Pérez Simon. Em cartaz até 20/01/2014.