Esta é uma das épocas, próxima ao Fashion Rio (de 06 a a 09/11), de mais movimento na vida de Renata Reis, a jornalista que trocou as coberturas nas redações pela Multifato Comunicação, que faz assessoria para grandes marcas, como Nk Store, Ateen, M Missoni, Ausländer, Isabela Capeto, Dona Coisa, Arezzo, Salinas e outras tantas, somando 20 grifes, um limite estipulado por ela. “Antes dos grandes eventos de moda, volta aquela sensação de trabalhar sem limite, correndo atrás do melhor resultado. Faz seis anos que a vida virou isso: um dia a dia movimentado, com picos nas semanas de desfiles”, diz ela, que abriu sua empresa em 2007, sem nenhuma experiência anterior, mas com uma bagagem de 15 anos nas Organizações Globo (com essa carinha, só pode ter começado a trabalhar praticamente nas fraldas). “A ideia era criar um conceito diferente: uma assessoria boutique para poucas e boas marcas, sem atendimento específico, com a equipe toda pensando em cada uma delas e gerando a troca de ideias com que estava acostumada a conviver.”
“Minha vida era virar noite, fazer plantão, trabalhar carnaval, Natal e réveillon. Ia de uma notícia de mudança no viés da inflação à escalação da Seleção brasileira em dois minutos. Rodei muito por aí. Comecei com 19 anos, no jornal O Globo, passei por quase todas as editorias, terminando meu ciclo de seis anos por lá, na coluna “Controle Remoto”, hoje assinada pela Patricia Kogut.
Pra mudar de canal, a bela loira foi também repórter de rua; aí surgiu um convite para cuidar do conteúdo da Globo.com, que ainda estava começando. “Meus últimos seis anos de redação foram lá, como editora-chefe e gerente de produtos de vários projetos dos quais tenho o maior orgulho. Sinto saudades da redação, mas, pra compensar, tento fazer com que na Multifato a gente viva nesse clima frenético de quem não desliga e respira notícia 24 horas.”
“Os Jornas”, mais ou menos recente, só fala dos coleguinhas.