Notícia curiosa divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio: “Servidor ganha Sala de Relaxamento para aliviar o estresse”. Recém-inaugurada, a sala fica no oitavo andar do prédio anexo do Centro Administrativo da Cidade Nova e conta com quatro esteiras de massagem que estimulam a circulação sanguínea, além de música terapêutica e iluminação própria para garantir 25 minutos de relaxamento. O servidor que procura o local também pode se servir de chás de camomila e capim-limão e de biscoitos amanteigados.
O serviço, que é o sonho de qualquer trabalhador – especialmente os da iniciativa privada, que executam suas tarefas sob a insuportável pressão dos resultados e lucros -, começou a ser oferecido aos funcionários da Prefeitura há uma semana, como parte das comemorações do Dia do Servidor, celebrado nesta segunda-feira (28/10). Está fazendo o maior sucesso: são 30 atendimentos por dia. A ideia partiu do terapeuta Luiz Carlos Silva Melo, da Coordenadoria de Valorização do Servidor, vinculada à Secretaria Municipal de Administração. “Todo nosso trabalho é voltado para a qualidade de vida do servidor. Sabemos do estresse do funcionário e trabalhamos para diminuir isso. Uma questão emocional mal resolvida pode trazer danos à saúde”, explica.
A iniciativa, claro, foi aprovada. Uma servidora contou que anda “com os nervos à flor da pele” e, por isso, o benefício chegou na hora certa; outra disse que era muito útil para seu problema de coluna. A Prefeitura já dispunha de outros serviços destinados a diminuir o estresse dos servidores, como shiatsu, reflexologia e reiki – tudo de acordo com o programa interno de medicina alternativa, implantado em 2003. Para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, as autoridades municipais também poderiam informar o que os deixa tão estressados – talvez os salários? Excesso de trabalho? Dar conta de todas as demandas da população carioca? Descobrir a resposta pode ser bem positivo para toda a cidade.