[top5titulo]
A primavera ainda não completou um mês e o tempo já esquentou, com dias que se parecem com o verão (imagine quando ele chegar!). Dá para sentir na pele e isso pode ser um problema se você não costuma se cuidar – da cabeça aos pés, literalmente. São hábitos simples, que tomam pouco tempo e podem evitar um mal irreversível. E não é só a higiene que faz a diferença; saber escolher cosméticos também tem suas influências na saúde corporal.
Quem faz o alerta é a dermatologista Patrícia Ormiga, que estudou Dermatoscopia – técnica que possibilita a descoberta do câncer de pele precocemente – em Barcelona e dá aulas de Cosmiatria (dermatologia voltada para o uso de cosméticos) no curso de Pós-Graduação do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio. Patrícia está no #Ficaadica desta semana, com dicas muito importantes nessa época do ano, mas indispensáveis em todas as estações.
[/top5titulo]
numero:1
Lavando o rosto
“Lave o rosto de duas a, no máximo, três vezes ao dia. Lavar demais a pele pode ressecá-la e, nos casos de pele oleosa, pode fazê-la produzir ainda mais sebo para compensar o ressecamento provocado.”
Pescoço e mãos
“Muitas vezes, nos esquecemos de cuidar de partes do corpo como pescoço e mãos. São locais que devemos ter o maior cuidado com hidratação e uso do filtro solar. Nada mais feio do que um rosto hiper bem tratado e um pescoço todo cheio de rugas e manchas. Com as mãos, a mesma coisa. O que adianta um rosto lindo se, na hora de cumprimentar, a mão parece de um filme de terror?”
Pés hidratados
“A receita da vovó ainda é a mais eficaz. Passar um bom hidratante nos pés antes de dormir, cobrindo-os com uma meinha, como vovó fazia, é uma ótima receita para mantê-los macios. Aliás, lixá-los faz com que eles fiquem cada vez mais espessos. Evite as lixas e maquininhas da pedicure.”
Cuidado simples e básico com as unhas
“Aplicar óleo de amêndoas antes da base pode ajudar a manter as unhas hidratadas e saudáveis.”
Lavando o cabelo
“Muita gente acredita que lavar a cabeça todos os dias não faz bem à saúde dos fios. Esse é um grande mito. Lavar os cabelos diariamente pode, sim, ajudar a ter um couro abeludo saudável e fios brilhantes. Basta apenas hidratá-los adequadamente.”
Filtros solares
“Filtros solares com FPS (Fator de Proteção Solar) mais alto são, sim, melhores do que aqueles com FPS mais baixo. O FPS só fala sobre a proteção contra a radiação UVB. Filtros com FPS maior precisam de maior concentração de filtros físicos para que se atinjam esses FPS, de forma que oferecem proteção bem superior contra as outras radiações que não a UVB, que também são nocivas à saúde”
Base x Filtro
“Usar um pó compacto fino e de qualidade sobre o filtro solar com toque seco pode substituir a base com vantagens. A pele fica com uma cobertura natural e com fotoproteção muito superior à das bases disponíveis no mercado.”
Cílios ‘à la Emília’
“Quem ainda não ouviu falar não pode deixar de se informar sobre as medicações disponíveis para aumentar os cílios. Uma grande tendência, podem ajudar muito na conquista de cílios lindos, sem a chateação do cola e descola dos postiços.”
Quando começar a utilizar o Botox
“Muita gente acha que Botox (toxina butolínica) é um tratamento indicado apenas para pacientes de idade mais avançada. Pelo contrário. Pacientes jovens muitas vezes podem se beneficiar até mais do seu uso. A toxina botulínica impede que ruguinhas iniciais se transformem em rugas marcadas, visíveis inclusive no repouso e muito mais difíceis de corrigir.”
Comprando cosméticos no exterior
“Muitos produtos de marcas famosas são desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro, tendo uma textura muito mais leve e adequada à pele e ao clima do Brasil. Ao adquirir um produto de mesmo nome no exterior você pode ter surpresas desagradáveis ao encontrar cremes mais pesados e oleosos do que imagina. Corre o risco do barato sair caro”.