[top5titulo]
Ele já formou mais de 10 mil alunos na técnica de Meditação Transcendental; leva seus ensinamentos a presídios, escolas e hospitais com a mesma serenidade com que ministra cursos para atores e executivos, em algumas das maiores empresas do País. Mas, nada se compara ao fato de ter sido escolhido por Sua Santidade Maharishi Mahesh Yogi como o Primeiro-Ministro do Governo Global da Paz Mundial para o Brasil. A descoberta da meditação veio cedo para Klebér Tani, aos 17 anos. Não é surpresa, então, que seja considerado o maior professor do País. Muitos alunos, de Julia Lemmertz a grandes empresários, dizem que só de olhar pra ele, com um jeito tão pacífico, já melhora o astral.
Na década de 90, Klebér viajou por toda a Ásia, pela primeira vez, para estudar a cultura oriental. Na volta, mostrou que era possível popularizar a prática da meditação, levá-la a grupos cada vez maiores. Começou implantando projetos em universidades e, a partir daí, estruturou cursos por vários estados brasileiros. Hoje, é impossível pensar em meditação e equilíbrio sem tê-lo como referência. As dicas desta semana, com Klebér Tani, são uma aula pra guardar pra sempre
[/top5titulo]
numero:1
Viva com espontaneidade
“Estamos habituados a analisar e controlar o comportamento com vistas a provocar os efeitos que desejamos. Às vezes, confundimos espontaneidade com falta de responsabilidade.”
Vivendo no Eterno Presente
“Quando estamos estressados, vivemos numa mistura de presente e passado, memórias e experiências futuras. Desta forma, perdemos a atenção no presente e não desfrutamos a maior riqueza da vida, que é o agora.”
Menos Pensamentos Inúteis
“A redução dos pensamentos não significa necessariamente um embotamento. Cultivando o silêncio criativo, tornaremos os nossos pensamentos mais eficientes e não sobrecarregaremos a vida.”
Mantenha a Energia em Alta e a Mente Calma
“Quando praticamos meditação transcendental, os estresses são eliminados, a força da vida aumenta pelo fortalecimento do sistema nervoso e a calma que sobrevém gera um estado de alerta em repouso que se traduz em excelência nas ações.”
Senso de Humor
“É o resultado natural da alegria de viver quando a mente se estabelece no seu estado mais simples de funcionamento através da prática de meditação. Este é o estado do Ser, que naturalmente transborda entusiasmo e motivação. Alegria fundamentada na consciência de bem-aventurança.”
Experimente o Desapego
“Normalmente mal compreendido, imaginamos o desapego como sentir-se desapegado da ação, quando, na realidade, quem está separada da ação é a consciência pura. O estado de alerta em repouso que a mente experimenta quando nós meditamos nos coloca como expectadores da ação.”
Desejos sem carência
“Quando nos sentimos plenos através da auto-percepção, os desejos que vêm das necessidades do momento surgem por um processo de transbordamento do Ser, e não por um processo de carência do pequeno ser.”
Autossuficiência
“Baseada na força, isso não significa perda de interesse pelos relacionamentos interpessoais e sociais. Significa, sim, que agora plenos de nós mesmos, funcionamos mais no princípio de dar do que de receber, o que melhora todas as relações, principalmente aquelas mais fortes como marido e mulher, pai e filho, etc..”
Abandonando o tédio
“O tédio deve-se a estagnação e este é o maior perigo da vida. Quando alguém se move rapidamente no caminho da evolução, sentirá um fascínio natural pela vida. Até “manchas negras” poderão, no mínimo, proporcionar algum interesse.”
Autoconfiança
“Devido à força, a alegria e o estado de alerta, conferidos pela prática da Meditação Transcendental, esta coragem (ousadia) surge espontaneamente e quase sempre surpreendentemente, e esta não é devida a nenhuma expectativa de sentir-se mais confiante”.