[top5titulo]
Conquistar um lugar pode exigir muitos sacrifícios – até para quem tem um trabalho numa das maiores empresas do mundo em seu segmento. Mesmo acostumada a grandes desafios, como ficar horas e horas no ar, improvisando – no estúdio gelado ou debaixo de sol e chuva -, a jornalista Ana Paula Araújo enfrenta, agora, uma mudança radical em sua vida. Pra começar, está precisando acertar os ponteiros – os biológicos e os do despertador.
Depois de 20 anos de carreira, Ana Paula enfim, firma-se como apresentadora em rede nacional. A função, antes eventual – por exemplo, os plantões de sábado na bancada do Jornal Nacional – virou fixa. Esta semana, como parte de uma dança das cadeiras na TV Globo, ela substituiu Renata Vasconcelos como âncora do Bom Dia Brasil – ao lado de Chico Pinheiro. É o reconhecimento de muito esforço e dedicação, mas tem seu preço: acordar de madrugada para levar as primeiras notícias do dia ao telespectador. Ana Paula conta como está se adaptando à nova fase; são as dicas para quem, como ela, precisa levantar ainda na escuridão para trabalhar. Mudou o ritmo, mas a alegria, o belo sorriso (de dentes perfeitos) e o vigor, seja na hora que for, permanecem os mesmos.
[/top5titulo]
numero:1
Tudo separado de véspera
“Para quem tem que começar a vida de madrugada, como passou a ser o meu caso, sugiro separar tudo na noite anterior: do figurino à vitamina. Deixar todas as coisas à mão significa uns 20 minutos a mais de sono – o que já faz uma certa diferença.”
Meteorologia
“E preciso também checar a previsão do tempo antes de separar a roupa, pra não correr o risco de sair de alcinha e passar frio, ou de cashmere e suar como uma louca. De madrugada, não dá pra ter muita noção de como vai ser o dia.”
Despertador
“Jamais apertar o botão ‘soneca’ do despertador, aquele que deixa dormir mais cinco minutos, depois mais cinco…. Isso, sim, é um perigo e, pra mim, virou passado! A chance de cair em sono profundo é enorme.”
Alimentação correta
“Já aprendi que gordura e açúcar dão cansaço – quem acorda de madrugada não pode se dar a esse luxo. Ou seja, ando cuidando mais da alimentação.”
Atividade física
“É preciso, mais do que nunca fazer exercícios todos os dias. Atividade fisica dá energia. Tem que ir pra academia sem parar pra pensar.”
Soneca à tarde
“Um soninho à tarde de uma hora e meia é fundamental. Mas se passar de duas horas, atrapalha o sono da noite; ou seja, nem pensar!”
Aproveitando as vantagens
“O tempo livre que tenho a mais com minha filha faz valer a pena começar o dia de madrugada. Isso é oque estou amando no meu novo estilo de vida.”
Desconectar é preciso
“Agora desconecto cedo. Às 22h, eu desligo celular, TV, laptop e vou pra cama. Mesmo se demorar a dormir, já estou descansando.”
Vida social é possível
“Não quero abandonar minha vida social. Mas sempre dá para encontrar os amigos à tardinha ou marcar um jantar às oito da noite. Por que não?.”
Folga merecida
“Agora penso em aproveitar muito o fim de semana!”.