De engraçada, não tinha nada. Charmosa, sim – e muito. A casa em estilo neoclássico, construída no século XIX e que foi residência do Barão de Mauá, tornou-se, muito tempo depois (nas décadas de 50 e 60), um refúgio de veraneio para Vinícius de Moraes. Agora, quando se comemora o centenário de nascimento do “poetinha”, o palacete volta a ser lembrado como parada obrigatória em Petrópolis – por Vinícius e mais dois motivos: os 200 anos do barão, o maior empresário brasileiro de seu tempo, e os 15 anos da mostra de decoração Mastercasa na região serrana.
A casa, aliás, um casarão, fica num dos cantos mais bonitos da Cidade Imperial – na Praça da Confluência, pertinho do Palácio de Cristal e com vista para a torre da Catedral. Um cenário inspirador, com certeza. Foi lá que Vinícius compôs “Pobre Menina Rica”, em parceria com Carlos Lyra, e “Apelo”. Essa história poderá ser revisitada por quem aparecer, entre 26 de outubro e 08 de dezembro, para conhecer os ambientes da Mastercasa, que está de volta a Petrópolis depois de duas edições em Juiz de Fora (MG).
Ao longo dos anos, a construção passou por obras de reforma, preservando ao máximo os aspectos originais, como a murada de alvenaria e os gradis de ferro vindos do estaleiro Mauá, as janelas e portas do II Império, móveis do século XVIII trazidos de um castelo na França, e banheiros com pias inglesas. É uma rara chance de conhecer; no restante do ano, somente o exterior pode ser visitado.