Quase 300 mil brasileiros não sabem como é ter um sorriso de estrela de TV – eles são portadores de fissura lábio-palatal, uma deformidade facial que costuma levar à exclusão social. No Rio, um time de atrizes e atores entrou numa campanha bacana, que pretende mudar o futuro de algumas dessas pessoas. Malu Mader, Bárbara Paz e Tatá Werneck, entre outros, estão convocando os pacientes para um mutirão de 100 cirurgias corretivas gratuitas.
A iniciativa é da ONG Operação Sorriso, que reuniu 80 médicos para a missão humanitária. A ação começa com a triagem dos pacientes – crianças e adultos – , nesta terça e quarta-feira (08 e 09/10), na Policlínica Piquet Carneiro, no bairro de São Francisco Xavier. As cirurgias vão ser feitas entre 12 e 16/10, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel.
A cada três minutos, um bebê nasce no mundo com esse problema. Por aqui, o desafio do mutirão é atrair pacientes de todo o Sudeste, especialmente os que vivem em cidades do interior. “Queremos que essas pessoas se sintam acolhidas. Nossa meta é permitir a reinserção social completa delas”, diz a coordenadora nacional de programas humanitários da ONG, Luciana Garcia.