[top5titulo]
Tem os de primeira viagem, os que viajam muito e aqueles que já fizeram viagens demais. Hoje é o segundo domingo de agosto, o dia deles – o amigo, o companheiro, o sábio, o provedor, o protetor… é o Dia dos Pais. Às vezes, nossa relação com ele é difícil ou distante; mas, como negar a importância desse grande personagem na vida de qualquer um?
Pode ser que a gente nem tenha as palavras certas ou suficientes para ele; não importa. Atitudes de carinho, compreensão ou agradecimento podem falar mais forte. Por isso, o #Ficaadica deste domingo especial, 11 de agosto, é com Anderson Cavalcante, autor com mais de 1 milhão de livros vendidos – entre eles, “Meu pai, meu herói” (editora Sextante).
Ele mesmo um “recém-pai”, propõe uma série de iniciativas simples, que valem mais do que qualquer presente material. São dicas, na verdade, para o ano inteiro, ou melhor, para toda a vida – afinal, ser pai e ser filho ou filha é um eterno aprendizado. E não é preciso marcar no calendário o dia de fazer a lição de casa.
[/top5titulo]
numero:1
Acorde com um bom dia especial
“Pule da cama mais cedo e depois, ainda de pijama, pule na cama do seu pai. Quando eu falo pular, é pular literalmente. Abrace ele bem forte e, olhando nos olhos dele, diga o quanto o ama”
Um cartão para recordar
“Arrume um tempo e escreva um cartão com vontade. Tenho certeza de que você tem muito para falar e registrar nesse cartão; então, não perca essa oportunidade de reconhecer toda a admiração que você tem pelo seu pai. Muitas vezes, uma mensagem especial escrita com todo carinho e admiração tem um poder incrível de emocionar”
Café da manhã feito por você
“Que tal acordar mais cedo, preparar um café da manhã e surpreendê-lo na cama? Talvez, você não seja uma pessoa que se dê bem na cozinha, mas nada impede de pedir ajuda. Lembre-se: não importa se o ovo não ficou bonito, o pão de queijo queimado ou o leite esfriou; importam o cuidado especial e o momento. Seu pai não irá se lembrar de centenas de cafés da manhã que tomou, mas, desse, ele irá lembrar por toda a vida”
Tenha cúmplices
“Combine com sua família coisas que vocês podem fazer neste dia. Pode ser desde uma decoração especial na sala, só mudando os móveis de lugar e colocando fotos de vocês no ambiente, ou, até mesmo, levar a mesa para a sacada e dizer que hoje vocês vão almoçar fora. Lógico que deverá caprichar na montagem da mesa e, principalmente, fazer um prato que ele ama e há algum tempo não come. Se for o caso, peça para sua avó fazer a comida que será servida.”
Registre esse momento e os outros, também
“As pessoas subestimam a força de uma foto ou vídeo em um momento como esses. Faça quantas fotos quiser, invente fotos ousadas, peça e distribua sorrisos, faça uma foto sua, com seu pai e seu avô, registre as gerações. Se você se organizar, será possível imprimir essa foto e entregar no final do dia junto com seu cartão para ele. Faça de tudo para tornar esse momento inesquecível”
Espalhe amor pela casa
“Escreva várias mensagens curtas de amor, carinho, agradecimento e admiração e espalhe pela casa. Enrole uma na escova de dentes dele e outra, no barbeador. Se é ele quem faz o café na sua casa, escreva outra mensagem no coador de café para ele ver quando for fazer o café da manhã, outra no meio dos pires, dentro do sapato, no volante do carro; enfim, espalhe seu amor por ele por toda a casa”
Dinheiro não é tudo
“Não pense em estourar seu cartão ou limite do banco para comprar aquele presente dos sonhos do seu pai. Saiba que tudo que ele não quer é contribuir para ter um filho endividado. Seja ousado e criativo, busque um presente que realmente toque o coração do seu pai. Não pense em causar impacto com o preço, mas, sim, com o significado que esse presente poderá ter. Saiba que presente bom é presente com significado”
Faça do Dia dos Pais um dia inesquecível
“Crie situações em que desperte a curiosidade do seu pai. Por que não esconder o presente embaixo da cama e fazer com que ele procure por toda casa até que descubra que estava o tempo todo ali bem ao lado? As pessoas dão muito mais valor ao jeito como você valoriza o presente do que ao próprio presente. Quantas pessoas se esquecem do presente, mas, jamais das flores ou do cartão que veio junto? Criar um ambiente de interação faz toda a diferença”
Dia especial exige coisas especiais
“Faça uma agenda diferente, investigue e descubra quais são as coisas que seu pai gosta de fazer e lugares que ele gosta de visitar. Diga que a agenda do dia é sua – e por que não propor uma volta no parque, só você e ele? Outra ideia é um fazer um piquenique. Se ele gosta de esporte, por que não chamá-lo para ver um jogo de um time que ele gosta? Abuse da criatividade”
Retribua um pouco do muito que ele fez por você
“Esse dia é uma excelente oportunidade para agradecer a seu pai pelas noites mal dormidas em que cuidou de você, pelos passeios a que ele não foi para ficar com você, pela educação e valores que ele lhe transmitiu até hoje. Agradeça por tudo que ele já fez por você. Nós somos muito bons para pedir, mas, às vezes, nos esquecemos de agradecer”.