Herança das casas coloniais portuguesas, a varanda, nas casas tropicais, tem função tanto estética como funcional. Quando falamos numa casa avarandada, a lembrança que nos vem imediatamente é a de uma casa fresca e confortável! A varanda faz com que a insolação seja barrada por ela, além de criar um local superagradável externo .
As varandas podem transformar-se num estar da casa mais utilizado e também o mais simpático . Quando a casa não é urbana, com certeza, a varanda é uns dos lugares que mais gosto de transformar em estar, sala de jantar ou mesmo em uma circulação.
Nem todas as varandas precisam ser cobertas; em alguns casos, pode ser meia coberta. Poder utilizar uma varanda, dando a ela uma ambientação com móveis leves e que resistam ao tempo, torna a casa sempre muito mais agradável. Além de dar ao volume arquitetônico uma leveza na fachada, ao projetar uma varanda, considero sempre a posição do sol.
O importante na varanda, além da sua extensão na arquitetura, é sua função (tão bem usada pelos nossos colonizadores portugueses): ela refrigera naturalmente, filtra e transforma o sol dos trópicos!
Mostro alguns projetos em que utilizei a varanda meia coberta como circulação externa, e o formato sinuoso acompanha, em um caso, o riacho que circunda a casa e a outra, as árvores que já existiam no terreno bem antes da casa. Em outra foto, uma varanda bem urbana na cobertura, onde o pergolado de venezianas em alumínio branco móveis filtra o sol . Adoro fazer arquitetura que reconheça o lugar onde está!!!