Considero estante um dos complementos mais elegantes numa casa.
É na estante que guardamos a radiografia de quem somos: o que você lê diz o que você é!!!
Então está tudo lá… Mesmo se você não lê, mas vê livros de fotos , ou se compra livros lindos apenas pela capa ou pela encadernação, ainda assim a estante retrata nossos hábitos, memórias e costumes.
A estante pode ter todas as formas , mas o recheio é preenchido por quem a usa. Esse é o melhor lado da estante: a personalização.
Eu, pessoalmente, adoro uma estante lotada de livros, objetos etc… Quanto mais usada, mais bonita. E quanto mais cheia, mais elegante.
Uma estante também pode ser linda vazia, com um lindo design e poucos e exclusivos objetos e livros .
Comparo uma estante a uma adega de livros… Deixamos ali os livros e aos poucos abrimos e lemos ou relemos.
Ela existe desde o tempo das grandes bibliotecas que armazenavam papiros em vez de livros, e sua essência ainda é a mesma – um local de exposição daquilo que gostamos, um elemento que guarda nosso gosto.
Gosto de estante em todos os lugares da casa – no quarto, na sala de jantar, na cozinha, na sala; enfim, estante bem colocada com a proporção e o design certo não tem erro e sempre transforma um ambiente frio em local charmoso e totalmente a sua cara.
Existe lugar melhor na casa?
Mostro três projetos em que coloquei estantes em locais totalmente diferentes; uma na sala de jantar; a outra, de correr, como um painel e porta; e outra, com prateleiras em concreto e caixas de madeira sustentável.