Se você não late, não anda sobre quatro patas e nem abana o rabinho, desista. Não é dessa vez que você vai virar fenômeno nas redes sociais. ”Lentil”, um filhote de buldogue francês, é a sensação do momento: já tem mais de 93 mil curtidas no Facebook.
Em seus apenas cinco meses de vida, “Lentil” (“Lentilha”, em português) sensibilizou os americanos e ganhou atenção mundo afora. Não exatamente porque seja bonitinho, mas por causa de sua luta pela sobrevivência e pela campanha em favor das crianças nascidas com anomalias craniofaciais.
“Lentil” vem de uma ninhada de quatro cãezinhos, todos com malformação no rosto. Só ele sobreviveu, apesar das limitações extremas: precisava ser alimentado por um tubo a cada duas horas e corria o risco de contrair infecções pulmonares. Lindsay Condefer, a voluntária que o adotou, criou a página no Facebook para dividir a experiência.
As deformidades foram corrigidas numa cirurgia, em maio. Hoje, “Lentil” está bem e se alimenta normalmente. Ganhou o apelido de “Ambassadog”, um trocadilho em inglês que, ao pé-da-letra, significa “cão embaixador” ou “embaixacão”. É o trabalho dele: visitar crianças em hospitais, como se quisesse dizer: “tá tudo ok em ser diferente”.