Os mais desatentos podem até pensar que é feriado, ou quase – afinal, o trânsito está estranhamente tranquilo na maior parte da cidade, quase não se ouve barulho de buzinas e tem menos gente nas ruas. Mas, não. A convocação de uma nova passeata para esta quinta-feira (20/06) mudou o clima no Rio, desde as primeiras horas da manhã.
Essa percepção foi se confirmando à medida em que recebíamos comunicados sobre a suspensão de alguns eventos marcados para hoje. Por exemplo: a Phebo adiou a inauguração de loja no Shopping Leblon, não vai ter encenação da peça “O não lugar de Agatha”, no Teatro Glauce Rocha, e, também no Centro, foi cancelado o show de Marina Lima no Rival (as apresentações dos dias 21 e 22/06 estão mantidas).
Como aconteceu na última segunda-feira (17/06), várias empresas decidiram liberar seus funcionários mais cedo. Nos arredores do Maracanã, foi decretado feriado escolar e ponto facultativo nas repartições públicas – a explicação oficial, segundo a Prefeitura, é facilitar o fluxo de espectadores da partida entre Espanha e Taiti, pela Copa das Confederações.