Com certeza, Michael Jackson vai receber muitas homenagens em todo o mundo nesta terça-feira (25/06), quarto aniversário de sua morte. Aqui no Rio, o tributo já está pronto: são as novas cores do Morro Dona Marta, que tem uma profunda relação de amor com o Rei do Pop.
A comunidade em Botafogo nunca mais foi a mesma depois que Michael Jackson passou por lá, em 1996, para gravar o clipe “They Don’t Care about Us”. Muitos anos depois, já na era da pacificação, o momento foi eternizado numa estátua de bronze, fixada na laje onde o cantor encenou boa parte do filminho.
O local virou ponto turístico obrigatório e já atraiu gente como Madonna, Hugh Jackman e Alicia Keys. Moradores viraram guias; hoje, chegam a ganhar 50 reais por passeio. A economia local bombou – muito por causa de Jackson e outro tanto, pela pacificação -, com o surgimento de bares e restaurantes. Lá no alto, agora a estátua tem a companhia de uma parede bem colorida, pintada pelo grafiteiro Swell – ele mesmo, um dos milhares de moradores do Dona Marta e, claro, fã.