Muitos brasileiros moram em Dublin, capital da Irlanda, e resolveram se reunir neste domingo (16/06), às 13h, no Spire, principal monumento da cidade na O’Connell Street (a avenida mais famosa por lá), para o “Brazilian Awakening Dublin” – movimento em apoio aos manifestantes que vão às ruas no Brasil para exigir seus direitos. Como se sabe, o principal assunto da semana foram os protestos contra os aumentos das passagens de ônibus em algumas capitais, principalmente no Rio e em São Paulo.
A Garda, polícia irlandesa, foi comunicada e os brasileiros foram autorizados a fazer a manifestação, desde que não bloqueiem avenidas ou pratiquem atos de vandalismo. São esperados cartazes e instrumentos musicais a favor da liberdade de expressão e pelo combate à injustiça, à violência e à corrupção.
Muitos irlandeses e gringos de outras nacionalidades que estão na cidade também vão participar do evento. “Mesmo fora do País, podemos nos mobilizar de qualquer lugar do mundo para mostrar apoio. Os brasileiros estão por toda a parte e muitos estrangeiros também apoiam a causa”, diz jornalista amiga da coluna.
Da O’Connell, a marcha vai seguir até a Harcourt Street, onde acontecerá o Brazil Day Dublin, evento com 12 horas de atrações brasileiras e que ainda tem tom de solidariedade: a renda vai para o projeto Trócaire no Brasil, que ajuda crianças de rua em São Paulo.