A poucos dias do início do verão na China, as mulheres receberam um alerta curioso – pra não dizer revoltante. Na tentativa de reduzir os casos de assédio sexual, a polícia pediu às chinesas que evitem usar roupas “chamativas” quando andarem de ônibus e metrô.
O figurino, digamos, inadequado inclui minissaia, calças muito justas e outras “roupas de tamanho reduzido”. É a contribuição que as chinesas podem dar à polícia, que dispõe de poucas ferramentas para combater esse tipo de crime, já que são poucos os ônibus equipados com câmeras.
A China é o país mais populoso do mundo, com 1,7 bilhão de habitantes. Os homens são maioria na faixa de idade que mais preocupa as autoridades, que, aparentemente, repassaram a responsabilidade adiante.
Já pensou se fosse, por exemplo, no Rio ou na Bahia? Como convencer as brasileiras a abrir mão de tops e shortinhos – inseparáveis até nas viagens de avião – quando o termômetro passa dos 40 graus? Alguns modelinhos, com certo exagero, só faltando mesmo mostrar o útero!