Sobre nota dada aqui, falando dos preços absurdos dos restaurantes no Rio, João Luiz Garcia, o Janjão, que entende do assunto (ex-sócio do Garcia & Rodrigues e atual do Lorenzo Bistrô e da Casa Carandaí, ambos no Jardim Botânico), comenta: “Há clara perda de clientes, mesmo na faixa ‘classe média alta’… A situação geral não esta fácil”, afirma.
E mais: “Casa cheia, lotada até mas sem lucro, ou com margens baixíssimas, isto é o que mais vemos por aí, pois a mão de obra sem treinamento, os impostos, a alta perda, a perecibilidade dos ingredientes, a imprevisível conta de quantos couverts teremos esta noite são tarefas que só podem ser superadas com muito e incansável trabalho, sorte, bom conceito, e de olho nos custos ‘sem recreio’.”
Janjão finaliza: “Como dizem, ‘custos crescem como as unhas’, hão de ser sempre cortadas – sem falar, de novo e sempre, na paixão! Concordo com muitos desses insatisfeitos – infelizmente, alguns dos nossos colegas abusam, não fazendo o serviço adequado; mas a generalização é injusta. Há que fazer uma separação, e permitir sempre a resposta dos criticados. Antes de sair detonando geral, recomendo juízo”.