Existe amor à primeira vista. Ou não. Existem paixões eternas. Ou não. Existem encontros inesperados. Ou não. Existem palavras que ficam presas. Ou não. Sobre esses dilemas do amor, do encontro, da paixão e dos dizeres é que gira a ação da peça “Beatriz”, espetáculo comemorativo dos 20 anos do grupo Atores de Laura, uma adaptação dos livros “Beatriz” e “Um erro emocional”, de Cristóvão Tezza.
A vontade de estabelecer uma nova conexão com a escrita de Tezza surgiu naturalmente para o grupo. “A obra dele tem um equilíbrio perfeito entre beleza literária e teatralidade. E também um desejo de desvendar o mundo interno dos personagens, que é um exercício extremamente rico para os atores”, define o diretor Daniel Herz.
Os atores Ana Paula Secco e Paulo Hamilton dividem a cena. Ele é Donetti, um escritor maduro que já teve sucesso e que procura uma razão para reencontrar seu talento. Ela é Beatriz, jovem formada em Letras e entusiasta da obra de Donetti. Mas, na verdade, formam um quarteto. Os personagens falam entre si, porém existe um segundo nível de fala: Donetti e Beatriz fazem comentários em cima do próprio texto.
Assim, Beatriz é uma comédia romântica e das boas. Acompanha-se a gênese de um amor desde o primeiro encontro, as combinações, as dúvidas até o primeiro beijo. Funciona muito bem para a plateia. Mais que voyeurs, conseguimos realmente ver e ouvir os pensamentos. Torcer pelo sucesso do casal, identificarmo-nos com as dúvidas, as certezas. E acabarmos por ter certeza que existe amor à primeira vista.
Serviço:
Casa de Cultura Laura Alvim
Quinta e sexta às 21h
Sábado às 21h30
Domingo, às 20h.