Veio passar o feriadão no Rio ou ficou por aqui e não está gostando nem um pouco do tempo chuvoso? Que tal experimentar programas que só acontecem no primeiro sábado do mês? E o melhor: quase todos gratuitos!
Dois eventos têm como cenário pontos históricos da cidade. Na Pedra do Sal, aos pés do Morro da Conceição, na Zona Portuária, a dica é jazz – de graça – com o Trio do Sobrado. Desta vez, com dois convidados bem especiais: o trompetista Nelson Henrique Cunha, da Orquestra Tabajara, e o DJ Egil. É garantia de uma noite instrumental de altíssima qualidade.
E, como o show, no botequim Bodega do Sal, só começa às 18h, sugerimos conhecer ou revisitar atrações que ficam a um pulinho dali: o Museu de Arte do Rio (MAR), com entrada a R$ 8; o painel criado pelo artista plástico Tomaz Viana, que se tornou o maior grafite do Rio (30 metros de altura e 70 de largura), na rua Coelho e Castro; e o Cemitério dos Pretos Novos, sítio arqueológico que deu origem a um centro cultural na rua Pedro Ernesto.
“Isso tudo aqui é muito bom. Parece que a gente não saiu do século XVIII”, diz o estudante Rafael Ferreira. A área tem vocação para atrair diversas gerações. O empresário Jorge Martins é frequentador assíduo, ao lado dos filhos menores. E recomenda:˜Tem programa pra toda a família. É uma viagem no tempo, a cara do Rio˜.
Também só neste sábado – depois, tem que esperar julho chegar – acontece a tradicional Feira do Lavradio. Dezenas de barracas tomam a estreita rua cercada de sobrados centenários e bares charmosos, vendendo de tudo: artesanato, antiguidades, móveis, joias, roupas, livros, brinquedos, quinquilharias… Já dá para garantir o presente do Dia dos Namorados, né? Entre uma compra e outra, aproveite as apresentações musicais e faça uma pausa para um chopp gelado e deliciosos bolinhos de bacalhau, croquetes de carne, pasteis ou, quem sabe, uma feijoada…
A partir das 16, um bom motivo para conhecer o belíssimo Palácio São Clemente, em Botafogo. Começa e segue até o dia 10/06 o evento Escolha Portugal, com exposições, palestras sobre turismo em Portugal, degustação de vinhos e até desfile de moda. Destaque para o Visualdome, instalação em forma de cúpula gigante com imagens em 360 graus. A entrada é gratuita, mas os visitantes têm que se inscrever pelo site escolhaportugal.com.br
E porque este é o Ano de Portugal no Brasil, um programão para terminar a noite bem animado – também só no primeiro sábado de cada mês. Às 19h, começa a tradicional festa da Quinta de Santoinho, na Casa do Minho, no Cosme Velho. É o maior arraial minhoto fora de Portugal. Por R$ 40, você tem direito a comer e beber à vontade – jantar com três tipos de vinho (a caneca fica como brinde) -, apresentação folclórica e muita música, portuguesa com certeza, para dançar até cansar.