[top5titulo]
Andrea Ramal é educadora e escritora. Como professora, ao longo de 20 anos, atuou desde a alfabetização ao ensino médio, implementando programas de formação de professores e gestores em diversos países. Doutora em Educação pela PUC-Rio, é comentarista da Rede Globo, no Bom Dia Rio. Publicou mais de 10 livros e participou como articulista em outros tantos. Seu próximo lançamento é “Filhos bem-sucedidos”, com noite de autógrafos na terça-feira (12/03), às 19h, na Livraria Travessa do Shopping Leblon.
É exatamente sobre educação (ela entende como poucos) que Andrea participa no #Ficaadica, falando como dar a melhor orientação às crianças, com incentivos, bons sentimentos e valores de igualdade e respeito para que, no futuro, eles possam seguir com noção de coisas tão importantes!
[/top5titulo]
numero:1
Empreendedorismo
“Estimule uma atitude empreendedora. As pessoas empreendedoras dedicam esforço, persistência, garra e muito trabalho para alcançar o que querem.”
Valores
“Forme seu filho nos valores de hoje e amanhã, para o mundo da sustentabilidade, da igualdade entre homens e mulheres, da cooperação e do respeito à diversidade.”
Valores
“Eduque não só a razão, mas também a inteligência emocional, para que seu filho saiba lidar com os próprios sentimentos e se relacione bem com os demais.”
Liberdade X Limites
“Incentive a autonomia, equilibrando liberdade e limites. Crianças mimadas se tornam autoritárias, são incapazes de lidar com a frustração e viram adultos imaturos.”
Escola
“Capriche ao escolher a escola do seu filho. Ela é a sua parceira na educação e você terão que trabalhar em equipe.”
Técnicas de estudo
“Ensine seu filho a estudar. Existem técnicas que melhoram o planejamento da agenda, a organização do tempo, o foco. Com elas, menos horas de estudo rendem mais.”
Participação
“Acompanhe a vida escolar do seu filho. Quando você participa, a autoestima da criança aumenta e ela aprende melhor.”
Problemas escolares
“Ajude seu filho a superar problemas na escola, como bullying, falta de motivação, notas baixas. Tudo isso tem solução, mas precisa cuidados específicos.”
Extra-curricular
“Vá além do que a escola oferece. Oportunidades de aprender musica, idiomas e esportes, por exemplo, tornam a formação da pessoa bem mais completa.”
Desafios
“Ensine a criança a sonhar alto, a se apaixonar por desafios e a se perguntar: Por que não? Crie seu filho para levantar vôo.”