Adoro varandas, e quem não gosta? Acho que, por causa do nosso clima, temos o hábito de passar grande parte do tempo do lado de fora da casa, seja nas casas de praia, serra ou até mesmo em apartamentos. A sensação de estarmos mais em contato com o jardim e a natureza cria um bem-estar enorme. Grandes, pequenas, estreitas ou compridas, as varandas têm por finalidade nos proteger do sol e da chuva. Nelas almoçamos, conversamos, deitamos na rede, bebemos e, hoje em dia, até televisão somos às vezes obrigados a colocar. Quanto a isso, prefiro não falar: a TV está invadindo todos os espaços, mas esse é um assunto para um próximo texto.
Nesse projeto de clientes muito amigos, pude presenciar vários almoços e jantares – e a varanda é, sem duvida, o lugar mais usado da casa para o café da manhã que a cliente prepara com um capricho enorme, usando louças e jogos americanos diversos.
Para criar um clima mais aconchegante, uso muita madeira. E, em São Paulo, não deixo de usar as esquadrias da Mado, que consigo personalizar para os meus projetos e conseguir resultados bem legais, como as janelas ao fundo, do tipo camarão, que podem ficar todas abertas e, quando fechadas, elas se regulam, tipo as esquadrias caribenhas.
Na minha opinião, é sempre o melhor lugar da casa.