Um naipe de cantores que representam várias gerações da fina flor do samba. Músicos afinadíssimos. Um roteiro que apresenta os costumes e a história da cidade em dez temas distintos. Um clima contagiante de baile de carnaval. Mais de cem marchinhas de todos os tempos. Esse é o saldo de Sassaricando, musical com roteiro da historiadora Rosa Maria Araújo e do jornalista e compositor Sérgio Cabral.
Eduardo Dussek, Alfredo Del-Penho, Pedro Paulo Malta ,Juliana Diniz, Inez Viana ,Beatriz Faria e Pedro Miranda cantam os amores perdidos e achados, a paixão de nossos compositores pela cidade, os tipos, as comidas, o que é viver no Rio e sobretudo o espírito carioca: debochado, engraçado, animado. Esse painel é composto por canções assinadas por nomes como Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Lobo e João de Barro, o Braguinha.
“Dividimos o roteiro em dez temas distintos. O carnaval carioca tem uma história de extraordinária criatividade e as músicas abordam o comportamento da época, as profissões, o transporte, as relações amorosas e até o preconceito. São pequenas crônicas que, juntas, formam um painel de como era a vida na cidade”, explica Rosa.
Com direção de Claudio Botelho e direção musical de Luis Filipe Lima, que recriou também as introduções de mais de 90% das marchinhas selecionadas para a montagem, Sassaricando traz o cenário criado por Charles Möeller, que remete a um suntuoso baile de carnaval art-déco. “Os músicos estão vestidos como se estivessem tocando em um grande baile dos anos 40 e 50”, conta Cláudio.
Apoiado em projeção de filmes com imagens de época, Sassaricando é mais do que um revival: é a reafirmação que a vida com música, alegria é o que representa o que é ser carioca – nosso orgulho e nossa paixão.
SERVIÇO:
Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Quintas, às 18h; Sextas, às 21h; Sábados e domingos, às 16h
Temporada até 03 de março