Quantas pessoas que têm dinheiro e boa vontade pra praticar filantropia não fazem por medo de se envolver com golpistas? É aí que entra o Instituto Azzi. A organização sem fins lucrativos acaba de chegar ao Rio, com escritório em Ipanema, e tem a proposta de oferecer às pessoas apoio pra planejar e fazer da melhor forma possível suas doações.
Fundado pelo empresário Marcos Flávio Azzi, o instituto existe há cinco anos em São Paulo, mas já está em plena atividade em terras cariocas: acaba de fechar três projetos. O Adapt Surf, ONG das praias do Leblon e Barra que desenvolve o surfe adaptado para pessoas com deficiência, além de permitir acessibilidade às praias; a Agência do Bem, polo de ação social na Comunidade Beira Rio, em Vargem Grande; e a Cruzada do Menor, em Jacarepaguá.
Toda a estrutura das duas sedes do Instituto Azzi é bancada pelo empresário e por pessoas que gostam da causa – em sua maioria, clientes de Marcos do mercado financeiro. Para dar o bom exemplo, Marcos doa 3% do seu patrimônio por ano para as entidades apoiadas pela organização.