Carnaval com sotaque francês? Sim! No Rio se encontra de tudo, até cassoulet no lugar de feijoada e bloco que fala de Champs-Elysées. Pelo sexto ano seguido, os amantes da cultura francesa põem o bloco Ulalá Balancê na Avenida Atlântica. O desfile é no sábado (09/02), com concentração às 14h. Organizado pela Aliança Francesa e Liceu Molière, o bloco parte do Forte de Copacabana e vai do Posto 6 até a altura da Rua Figueiredo de Magalhães. A camiseta é um charme a mais, afinal, foi criada pelo designer Gilson Martins, inspirado no tema “Dos Champs-Élysées à Avenida Atlântica”.
Para continuar no clima parisiense, só mesmo emendando num almoço típico. No restaurante Chez L’Ami Martin, no Leblon, o chef Pascal Jolly aposta no cassoulet, uma feijoada à moda francesa com linguiça, carne de porco e bacon para os dias de carnaval. No Guy Bistrô, na Lagoa, a iguaria francesa fica no cardápio nos sábados de fevereiro. A chef Elba Ximenes também capricha incluindo carne de pato e cordeiro, salsichas, costela de porco e feijão branco.
Por fim, em Angra – um pouco mais distante da Sapucaí, mas num dos lugares que mais recebem turistas na época de carnaval no Rio – a marca francesa de barcos Beneteau vai garantir que nenhum folião tenha problemas: vai dar apoio técnico durante toda a festa, para que sejam evitados acidentes no mar.