A programação teatral carioca entra 2013 incrementada, já a partir desta semana. As estreias – e reestreias – são muitas, com os mais variados temas e elencos. A começar por esta quinta (03/01), com o monólogo “Minimanual de qualidade de vida”, com Alexandra Richter, no Teatro do Leblon, e a superprodução “Rock in Rio – O musical”, na Grande Sala da Cidade das Artes, na Barra. Na sexta-feira (04/01) tem “A garota do adeus”, uma adaptação da comédia romântica de Neil Simon com Maria Clara Gueiros, no Teatro do Fashion Mall, e as reestreias de “Nada será como antes – Milton Nascimento – O musical”, que se instala no Teatro Clara Nunes, na Gávea, e de “O cara”, com texto e direção de Miguel Thiré e Paulo Mathias Jr. no elenco, no Teatro dos Quatro, no mesmo bairro.
Entretanto, a avalanche de novidades teatrais será mesmo na próxima semana. Na quarta-feira (09/01), o dramaturgo e diretor Hamilton Vaz Pereira estreia no Teatro dos Quatro, na Gávea, “Oportunidade rara”, enquanto o Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe “A Tecelã”, primeiro espetáculo adulto do grupo de teatro de animação Caixa do Elefante.
Na quinta-feira (10/01), o Maison de France, no Castelo, será palco de “A arte da comédia”, do italiano Eduardo de Filippo e com Ricardo Blat e grande elenco; enquanto a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, apresenta “Oscar e Sra. Rosa”, com texto de Eric-Emmanuel Schmitt e direção de Tadeu Aguiar. Os grupos XIX, de São Paulo, e Espanca!, de Belo Horizonte, se uniram para criar “Marcha para Zenturo”, espetáculo que estreia na Caixa Cultural, no Centro. E vindo de uma temporada de sucesso em São Paulo, “A Família Addams”, comédia estrelada por Marisa Orth e Daniel Boaventura, chega ao Vivo Rio, no Aterro do Flamengo. Entre as reestreias, outro estrondoso sucesso – sétimo ano consecutivo de temporadas lotadas – entra em cartaz no Imperator, no Méier: “Sassaricando”, com Eduardo Dussek à frente do elenco.
“Tudo é tudo e nada á nada”, monólogo onde Marcelo Serrado é dirigido por Maria Padilha, tem ensaios abertos na sexta e sábado (11 e 12/01) e estreia dia 17/01 no Teatro Leblon. Na sala Marília Pêra, do mesmo espaço, começa na sexta (11/01) a comédia “Atreva-se”, dirigida por Jô Soares. A peça “Matador”, do premiado venezuelano Rodolfo Santana e dirigida por Susana Garcia e Herson Capri, ocupa o Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, enquanto “Moi Lui”, monólogo com Ana Kfouri, entra na programação do Teatro Poeirinha, em Botafogo. Nas reestreias, tem “Édipo Rei”, que passa a ser encenada no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea.
Na quinta-feira (17/01), “Edukators”, filme do austríaco Hans Weingartner, ganha versão teatral com estreia mundial no Brasil. Com adaptação de João Fonseca e dramaturgia de Rafael Gomes, fica em cartaz no Oi Futuro do Flamengo.
Um musical sobre a vida de Elis Regina, uma adaptação de “Seu eu fosse você”, com direção de Daniel Filho, e o novo musical de Charles Möeller e Cláudio Botelho – “Como vencer na vida sem fazer força”, com Luiz Fernando Guimarães e Gregório Duvivier – estreiam no Rio ainda no primeiro semestre.