Fim de ano é a época em que os eventos beneficentes são mais numerosos. A Sociedade Viva Cazuza, de Lucinha Araújo, que atende crianças portadoras do vírus HIV, é uma das instituições cariocas mais lembradas. Um dos principais eventos que vai reverter a renda pra lá é o show que Stevie Wonder e Gilberto Gil fazem no Imperator, no Méier, no próximo dia 23.
O Calendário L’Oréal 2013, “Cabeleireiros contra Aids”, é outra iniciativa: pode ser comprado por R$ 12 no próprio site da ONG (www.vivacazuza.org.br). Para registrar as imagens, a Aliança Francesa trouxe o fotógrafo parisiense Didier Bizous, que fotografou 12 artistas para ilustrar cada mês do ano: Bárbara Paz, Juliana Alves, Letícia Spiller, Fernanda Pontes, Nívea Stelmann, José Mayer, Cássia Kiss, Ney Matogrosso, Alexandre Nero, Natalia Rodrigues, Adriana Birolli e Fernanda Vasconcellos. Todos eles, claro, doaram seus cachês para a Sociedade Viva Cazuza.
Já o filho da cantora Sandra de Sá, Jorge de Sá, faz sua parte através de seu restaurante: nesta quinta-feira (20/12), no recém-inaugurado Bistrô da Riso, em Ipanema, todo o dinheiro obtido com a venda de entradas será doado para a Viva Cazuza.
Uma ação que não é beneficente, mas vale citar, é a segunda edição do Prêmio Cazuza de Vídeo, um concurso para jovens de até 30 anos: a ideia é conscientizar essa parte da população (apontada como a de maior risco de contágio, segundo o Ministério da Saúde) sobre os riscos da contaminação pelo vírus HIV. Pra participar, é só inscrever um vídeo no site (http://premio.cazuza.com.br) até o dia 2 de janeiro. Um júri formado por Sandra Werneck (cineasta), Paula Lavigne (produtora de cinema), Pedro Chequer (diretor da UNAIDS no Brasil) e Nizan Guanaes (publicitário) vai escolher os vencedores. Os três finalistas ganham um notebook cada um, e a campanha vencedora será veiculada na TV Globo e Multishow.