Existe um personagem frequente na casa dos Monteiro de Carvalho, em todos os eventos: muitos imaginam ser uma convidada da família, uma amiga antiga qualquer: sempre muito bem-vestida, alegre, animada, cuidando de cada detalhe.
Em recente festa no casarão de Santa Teresa, quando o estilista Napoleão Lacerda a viu, com o figurino mais do que em dia, comentou: “Está dando banho em muita perua, hein, querida!”. Não passou um minuto, e derramaram vinho tinto no modelão da Mariazinha, que respondeu: “Tá vendo? Alegria de pobre dura pouco”, repetindo o velho chavão e fazendo rir a quem assistiu à cena.
Em poucos minutos, reapareceu com outra roupa, impecável, o que gerou curiosidades: teria ela um armário à sua disposição também ali, além do que mantém em São Conrado, onde vive? Na verdade, Maria Antonia trabalha e mora na casa e no coração de Lilibeth Monteiro de Carvalho, há muitos anos. Acompanhou Arnon de Mello Neto, Joaquim Pedro Collor de Mello e Sérgio Floris (filhos da empresária) se transformarem de criancinhas nos homens que são hoje. Mariazinha conhece o Rio de Janeiro inteiro, sabe quem é quem. Por essa razão, um íntimo da família avisa a qualquer “amigo novo” que aparece: “Se quiser continuar frequentando aqui, cuidado pra não cair na lista negra da Mariazinha”.
Talvez fosse uma boa criação de Eça de Queiroz, de espírito doce! É um grande personagem carioca – daqueles que agem nos bastidores. Essa sabe muito!