O Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos, recebeu, nesta terça-feira (06/11), às 11h, a cerimônia de incorporação do acervo da lexicógrafa Elza Tavares Ferreira. Os livros estão à disposição dos alunos na Sala de Leitura Nélida Piñon, inaugurada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em 2009.
Nélida, com a alegria habitual, contou ótimas histórias sobre Gravetinho Piñon, seu cachorro, mimadíssimo, para quem levou pães de queijo, para o lanche. Contou ainda que todos os dias fala pra ele: “Eu te amo”, ou seja, é mais bem tratado do que muitas criaturas.
Lá estavam da socialite Bethy Lagardère ao Subsecretário de Educação, Antônio Neto, até o acadêmico Antonio Carlos Secchin – representando a Academia Brasileira de Letras. Foram doadas 1.500 obras de alta qualidade de autores clássicos das literaturas brasileira e estrangeira. O projeto ‘Leitura para Todos’, desenvolvido pelo Instituto em parceria com o Grupo Editorial Record, já implantou 728 salas de leitura por todas as regiões do Brasil, que homenageiam autores clássicos. “O Objetivo do projeto é ampliar oportunidades de leitura, facilitando o desenvolvimento de uma visão mais crítica sobre a realidade e contribuir para a formação de novos leitores” – disse Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg.
Ao longo de sua vida, como estudiosa da Língua Portuguesa e da Literatura Universal, Elza Tavares Ferreira organizou uma rica biblioteca com os mais notáveis autores. O acervo é composto por publicações literárias importantes, algumas em Português e outras em Francês e Espanhol. Entre as principais obras, estão Dostoievsky, William Shakespeare, Bocage e Frederico Garcia Lorca.