“Nos anos 50, jeans era sinônimo de três palavras: rock&roll, juventude e liberdade. Hoje em dia, as coisas mudaram – o jeans passou a ser definido por três outras: confortável, casual e elegante. Em meio a mudança de definições, passamos por várias tendências, entre elas, o jeans rasgado, o jeans com gotas de tinta (credo!), o jeans patchwork (que voltou à moda) e o jeans colorido (que ainda está na moda).
Aos poucos, fomos saindo do rock e entrando no chique. E, neste momento, estamos mais do que nunca ligadas ao sinônimo elegante. Esta fase sofisticada tem várias opções, entre elas, usar jeans com peças de couro, ou o meu favorito: usar jeans sobre jeans, igual à Marina. Acredito que nenhuma opção é mais linda do que essa! Mas, para deixar o look ainda mais chique, que tal usar um maxicolar? Ou, quem sabe, um cinto de oncinha, ou um salto de oncinha? Afinal, não tem como errar com os dois coringas: jeans e onça.
Há pouco tempo, a revista Vogue Brasil fez duas matérias sobre essas tendências. Na edição de agosto 2012, a revista mostrou a modelo Alessandra Ambrósio vestindo camisas jeans com joias – diamante, esmeralda e rubi; o nome da matéria era “Brilho casual”. Na edição de setembro 2012, a Vogue fez um ensaio chamado “Animal de rua”, que ensinava como misturar o animal print com peças jeans. A matéria mostrava a modelo usando calça de onça com camisa jeans; blazer com estampa de tigre e calça jeans; calça de seda com estampa de zebra e onça e uma jaqueta jeans; e todos com muitos maxiacessórios, nos tons dourado e preto.
Gostaram? Acredito que todo mundo tenha calça jeans; então, vou sugerir apenas uma loja que eu acho que vale muito a pena: Abercrombie & Fitch. Por incrível que pareça, suas calças jeans vestem maravilhosamente bem e o logotipo mal aparece. Eu tenho uma calça jeans skinny de lá (O.K., roubei da minha mãe) que é o meu coringa – sou apaixonada por ela.
Agora vou sugerir lojas que oferecem camisas e jaquetas. A minha primeira sugestão é a J.Crew. Nossa, quando penso em lojas que têm qualidade incrível e que custam pouco, essa é uma das marcas que me vêm à cabeça! Ela é tudo de bom, a definição do chique casual. A minha segunda dica é a Richards, que eu gosto de chamar de nossa J.Crew brasileira – ela tem o mesmo estilo sofisticado e casual. Outra opção é a Cantão, e, segundo a marca, esse é o mês do jeans! Opa, mais um motivo para arrasar no look!
Marina usa: blusa, short e pulseira da American Eagle, sapatilha da Jour, bolsa da Saks Fifth Avenue, óculos da Ray-Ban e relógio da Swatch.”
Para saber mais, acesse o blog da Manuela Almeida. Ela escreve aqui às terças-feiras.