[top5titulo]
A professora Shakti está entre as mais competentes e procuradas do Rio: tão doce quanto firme, quando é o caso. Praticante de Ioga e meditação desde 1999, ensinada pelo guru Shrii Shrii Anandamurti, desde então, seu mestre espiritual e fonte de inspiração. Shakti é cheia dos certificados, como instrutora por Ananda Marga Pracarat Samgham, onde concluiu o curso em 2004.
Antes disso, em 2003, teve seu primeiro contato com Iyengar Yoga, sua prática preferida. Em 2007, outro certificado: desta vez, pelo professor sênior Faeq Biria, discípulo do mestre B.K.S Iyengar, com quem vem aprofundando seus estudos. É certificada também pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (Pune, Índia).
Atualmente desenvolve trabalho na coordenação técnica do Espaço Nirvana, na Gávea, e aprimora sua prática e estudos no Treinamento para Professores com Kátia Dacosta, onde é responsável pelas aulas de Filosofia. Sua prática e ensino se baseiam no crescimento individual (físico, mental e espiritual), para que, através deles, a sociedade e a comunidade se desenvolvam. Uma boa conta, não é? Veja suas dicas sobre o que mais ama na vida: Ioga.
[/top5titulo]
numero:1
Menor ansiedade, melhor sono
Entre tantas coisas boas que a Ioga traz, estão a diminuição da ansiedade e a melhora do sono. Quando as posturas são executadas de forma consciente, o organismo equilibra os hormônios que são responsáveis pela oscilação do humor, deixando as emoções sob controle.
Concentração e equilíbrio
A prática regular e contínua aumenta tanto a concentração quanto o equilíbrio.
Regularidade
Na filosofia do Ioga, só existe evolução, quando a prática é ininterrupta, ou seja, mantém uma regularidade sugerida em, no mínimo, duas vezes por semana.
Autoconhecimento
A Ioga traz um autoconhecimento mais profundo depois de algum tempo – tempo esse que é muito individual. Depois do terceiro mês, já vi a vida de muita gente mudar: alcoólatras, tarjas-pretas e outras dependências veem suas vidas transformadas.
Posturas desintoxicantes
As posturas são altamente desintoxicantes, desde aquelas ingeridas (na maioria das vezes, inevitáveis), como gás carbônico, cafeína, agrotóxicos.
Observadores
Com o passar do tempo, ficamos mais observadores e vamos percebendo o que nos faz bem; sentimos até o que é uma “má companhia”.
Método ideal
Antes de escolher uma prática de Ioga, procure saber um pouco mais sobre o tipo de aula (se é de foco vigoroso, postural, meditativo). Existem diversos estilos (métodos), e o ideal é pesquisar com amigos que já praticam, estúdios, professores, para iniciar sua busca.
Sem julgamentos
Durante a aula, abandone as expectativas, a autoimposição de ter que fazer todas as posturas. Evite se comparar com o que está a acontecer no tapetinho ao lado. Esse é um dos maiores desafios da vida, e a hora de sua prática é o melhor momento para não se deixar influenciar por tantos julgamentos e comparações. Respeite seu corpo, seu ritmo. Na verdade, se encante por isso e entre em contato consigo.
Dúvidas
Dúvidas frequentes: é a yoga, o yoga, o ioga ou a ioga? A palavra ioga já está no dicionário português e é feminina, portanto é a Ioga, mas, se preferir pronunciar como os indianos, use o “Yoga”; Namastê ou Namaskar? Tanto faz. As duas pronúncias têm o mesmo significado: o Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em você.
Conquista do bem-estar
Permita que o estado de atenção e serenidade conquistado ao longo da sua prática de Ioga se estenda pelo dia, pela noite. Permita que a conquista do bem-estar traga benefícios para você e todo seu entorno. Afinal, o mais difícil não é a conquista de um território, e sim sua ocupação!