Por Claudia Chaves
A peça “Razões para ser bonita”, com Marcelo Farias e Ingrid Guimarães, dirigida por João Fonseca, é uma comédia de Neil Labute, autor americano que, em todos os seus textos, ataca sem dó nem piedade os temas que a sociedade contemporânea considera importantes. Quatro jovens amigos trabalhadores vivem situações que os levam cada vez mais a ficar insatisfeitos com vidas que não fazem diferença.
A peça começa com uma briga de casal: palavrões, agressões físicas, choro e ranger de dentes; Steph (Ingrid) quer matar o namorado Greg (Gustavo Machado), pois soube que ele teria dito que ela tem um rosto comum. E o pior: a comparação é feita com uma colega de trabalho que ele considera linda. Isso, porém, é apenas o começo. O melhor amigo de Greg é Kent (Marcelo Faria), casado com Carly (Aline Fanju), que é linda e considera todo o tempo as dificuldades de ser bonita. Greg resolve virar amante da tal colega de trabalho.
Com essa temática, todos os personagens falam abertamente, com tiradas sempre de um humor que beira a crueldade. Nada e ninguém escapam… O esforço é duplo: conhecer-se e cumprir os mandamentos do sucesso da vida de hoje – ser bonito, ter filhos (Carly está grávida), ganhar os jogos (Kent que ser o campeão do torneio da empresa), e Greg quer ser intelectual. Mas, tal qual o pica-pau do desenho animado que ri das falhas alheias, aqui o autor nos levar a rir das pequenas desgraças, da pequena mediocridade, o que sempre mostra que só não existe plástica para feiura interior.
SERVIÇO:
Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea
Sexta e sábado, às 21h
Domingo, às 20h