O 1º Seminário Mulheres Reais que Transformam, com o tema “O papel das mulheres na sociedade”, foi nessa terça-feira (30/10), no Sheraton Hotel & Resort, na Avenida Niemeyer. O projeto – da jornalista Ana Paula Padrão e da empresária Tati Oliva, da Cross Networking – reuniu muitas mulheres que têm seu próprio negócio ou fazem seus projetos darem certo, como a atriz Maitê Proença, Isabel Fillardis (Instituto Doe seu Lixo), a estilista Isabela Capeto, com marca homônima.
As palestras foram dadas por pessoas que promovem ações pelos direitos humanos e pela igualdade das mulheres no mundo, como a ativista liberiana Leymah Gbowee (prêmio Nobel da Paz em 2011), o norte-americano Tony Porter (cofundador da A CalltoMen, entidade que combate agressões contra mulheres e crianças), Graça Foster (presidente da Petrobras), Izabella Teixeira (Ministra do Meio Ambiente), e Renato Meirelles (diretor do Instituto Data Popular), que falou sobre a nova classe média brasileira.
Em um dos momentos mais emocionantes, Leymah – que viveu 14 anos de Guerra Civil e sofreu abusos durante a adolescência – disse com bom humor: “Na sociedade, se você é magra e sexy, está tudo bem; pois eu digo: sou gorda e inteligente, e sou diva”, finalizou. Foi aplaudida de pé, claro. Veja algumas fotos na Galeria.