O filme Inventor de Sonhos vai ser mostrado pela primeira vez ao público no dia 8 de outubro, às 19h30, no Armazém 6, na Praça Mauá, fazendo parte do Festival do Rio.
Com direção de Ricardo Nauenberg e roteiro de Ricardo Nauenberg e Adriana Falcão, direção de fotografia de Rodrigo Monte e direção de arte de Daniel Flaksman, o longa conta a passagem da corte de D. João VI pelo Brasil sob a visāo de um menino mestiço que busca pelo pai.
Faz um raio X desse período contado através do dia a dia do cidadão comum da época e sua imagem da corte imperial. Através da busca da criança por suas origens, serão retratados os treze anos que a família real passou no Brasil, com um final surpreendente.
Depois da exibição, o público assiste a um debate promovido pela Rádio CBN com a presença do ator Stênio Garcia, da historiadora Isabel Lustosa, do professor de História da Arte Marcos Campos, do diretor de arte do filme, Daniel Flaksman, e do diretor e produtor do longa, Ricardo Nauemberg.
As filmagens foram feitas em Parati e, no elenco, nomes como Ricardo Blat, Roberto Bomfim, Letícia Spiller, Guilhermina Guinle. Mas existe uma certa curiosidade quanto à Debora Nascimento, um dos maiores sucessos de “Avenida Brasil”. Tessália nua antes de ser Tessália. A trilha sonora é de Dado Villa Lobos.
O lançamento oficial em grande circuito será em 2013.